Legislativas: mais de 310 mil eleitores inscritos para voto antecipado

O número total de eleitores que se inscreveram para votar no voto antecipado em mobilidade, no domingo (23 de janeiro). nas eleições legislativas é de 315.785. Os dados são do Ministério da Administração Interna (MAI), divulgados esta sexta-feira.
Ainda assim, os eleitores que tenham feito a inscrição no voto antecipado em mobilidade, mas não consigam exercer o seu direito de voto no domingo, podem ainda votar no dia 30 de janeiro.
Os eleitores inscreveram-se num local de voto à escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Nas anteriores legislativas, em 2019, mais de 50 mil eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, enquanto nas presidenciais de 2021, já durante a pandemia de covid-19, 197.903 portugueses exerceram o direito de voto uma semana antes da data do ato eleitoral.
Numa nota enviada à Lusa, o MAI apela para “o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto”, nomeadamente utilização de caneta própria, máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Autor: Irene Ferreira
2022-01-21 16:14:20

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Autarquia de Nelas precisa de técnico de informática para apoiar votação ao Parlamento Europeu

A pensar na eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para dia 09 de junho, a Câmara Municipal do Nelas tem a decorrer um processo de recrutamento para Técnico de Apoio Informático.
Pela primeira vez, em todas as assembleias/secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. Em virtude da alteração, a Câmara Municipal do Nelas pretende contar com técnico de apoio informático junto às mesas de voto em cada uma das assembleias e secções, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.
"Para a realização da tarefa, o técnico deverá frequentar uma ação de formação de um dia (seis horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pela Câmara Municipal", explica a autarquia, acrescentando que o processo será testado no dia 01 de junho nas assembleias de voto.
"A esta vaga, podem concorrer cidadãos com o mínimo de 18 anos, com 12º ano ou Ensino Superior, nas áreas de formação tecnológica em informática, em sistemas de informação e de comunicações", e ter realizado, com aprovação, os seguintes cursos disponíveis gratuitamente na Plataforma NAU:

• Agentes Eleitorais - Membros de Mesa - www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/

• Membros de Mesa - Cadernos Eleitorais Desmaterializados - http://www.nau.edu.pt/.../membros-de-mesa-cadernos.../

• Cidadão Ciberseguro - www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-ciberseguro/

Inscrições através do formulário disponível em https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt devem ser realizadas até à próxima terça-feira (dia 23 de abril).

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por violência doméstica. A vítima era a própria mãe

Pelo crime de violência doméstica, um homem de 62 anos foi detido pela GNR, no concelho de Viseu.
No seguimento de uma denúncia, que dava conta de uma alegada situação de violência doméstica, os militares deslocaram-se para o local onde o suspeito ameaçou a vítima, a própria mãe, uma mulher de 83 anos.
No seguimento das diligências policiais, o suspeito foi detido e apreendida uma arma de ar comprimido, a qual tinha sido utilizada para intimidar e ameaçar a vítima.
O homem foi detido e presente no Tribunal Judicial de Viseu, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento da vítima.

Local/Regional

Cinfães: GNR deteve homem por posse ilegal de armas em contexto de violência doméstica

No âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Cinfães, um homem de 59 anos foi detido pela GNR.
Os militares apuraram que o agressor infligia violência verbal e física sobre uma mulher de 58 anos.
No decorrer das diligências policiais, a GNR realizou buscas e apreendeu duas caçadeiras, uma carabina, um revólver, uma arma de ar comprimido, 14 munições e 24 cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Cinfães.

Desporto

Viseu: Joaquim Escada deixa Associação de Andebol e assume vice presidência da Federação (com áudio)

Joaquim Escada, que durante os últimos 14 anos liderou a Associação de Andebol de Viseu, deixou o cargo para avançar para a vice-presidência da Federação Portuguesa da modalidade. Depois de há uns anos ter recusado o convite, vai ocupar o novo cargo na próxima semana. 
À Dão Digital, Joaquim Escada, disse que se trata de um desafio em prol do andebol a nível nacional.
Depois da saída de Joaquim Escada, o novo presidente da Associação de Andebol de Viseu é Henrique da Conceição, até aqui vice-presidente da coletividade. Joaquim Escada considera que a associação está bem entregue.
O novo vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol não tem dúvidas que a prática do Andebol tem vindo a crescer na região e no país.

Desporto

Eleições para a AFV decorrem esta sexta-feira. José Carlos Lopes é recandidato à presidência

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai a eleições esta sexta-feira (19 de abril). O atual presidente, José Carlos Lopes, é candidato único para mais quatro anos à frente do organismo.
Aquando da recandidatura, José Carlos Lopes realçou a “transparência, dedicação e proximidade” como valores fundamentais para o segundo mandato. A lista, liderada pelo atual presidente, conseguiu o apoio de 88 Clubes/SAD’s /Núcleos de árbitros, num total de 94. 
O ato eleitoral decorre na sede da AFV entre as 16h00 e as 21h00.

Local/Regional

Mangualde: requalificação de moinhos do Coval já arrancou (com áudio)

Já arrancaram os trabalhos de conservação de quatro moinhos de água, dos 12 localizados no Coval, na freguesia de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde.
A Junta de Freguesia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), tinha apresentado uma candidatura ao programa "Renovação de Aldeias", a qual foi aprovada com financiamento a 80 por cento. A intervenção tem um custo de mais de 105 mil euros.
Este mês de abril arrancaram os trabalhos pela empresa Arqueohoje. O coordenador da equipa explicou que a intervenção está numa fase inicial, que abrange a limpeza do que resta dos moinhos.
António Morgado garante que é objetivo manter, o mais possível, os traços originais das estruturas.
Para além da recuperação de quatro moinhos, a intervenção abrange ainda a reconstrução de um lagar de azeite e, pelo menos, dois acessos ao Coval.
O prazo para a execução dos trabalhos é o final do verão deste ano. Apesar de admitir o grau de dificuldade das obras, António Morgado acredita que a equipa consegue cumprir com as datas.