Lamego: autarca reuniu com secretária de Estado da Cultura sobre obras do Museu

O presidente da Câmara Municipal de Lamego e a secretária de Estado da Cultura reuniram esta segunda-feira (30 de janeiro), para avaliarem as obras em curso de renovação das condições infraestruturais do Museu de Lamego. A intervenção está a ser concretizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo “suster a degradação” a que estava sujeito o antigo palácio episcopal.
Durante o encontro, Francisco Lopes e Isabel Cordeiro abordaram a execução da segunda fase de intervenção no Museu de Lamego, a iniciar no segundo semestre deste ano, com vista à requalificação e à colocação de internet “wi-fi”. O Governo e a autarquia de Lamego vão cooperar, ao abrigo da celebração de um contrato interadministrativo, através de um investimento superior a 1,2 milhões de euros. Neste contexto, caberá à autarquia o lançamento do concurso público para a execução da empreitada.
O Museu de Lamego integra a rede de museus, monumentos e palácios identificados como de intervenção prioritária no âmbito das verbas do PRR.

Autor: Irene Ferreira
2023-01-30 15:29:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Mangualde: protesto de professores esperou António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa (com áudio)

No âmbito da visita do Presidente da República e do Primeiro Ministro à Stellantis Mangualde, esta sexta-feira (31 de março), um grupo de professores esteve concentrado nas imediações da fábrica de automóveis.
Segundo Francisco Almeida, do Sindicato dos Professores da Região Centro, o protesto acompanha os governantes, até as reivindicações serem ouvidas.
Na hora da saída da empresa, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de quebrar o protocolo e dirigiu-se aos manifestantes.
O sindicalista disse aos jornalistas que o Presidente da República pediu paciência aos professores, apesar das várias iniciativas já agendadas.

Local

Mangualde: Stellantis vai produzir comerciais elétricos. É a primeira empresa portuguesa (com áudio)

As primeiras viaturas comerciais elétricas, feitas em Portugal, vão ser produzidas na Stellantis, Centro de Produção de Mangualde. A fábrica de automóveis começa a fabricar os elétricos a bateria das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, a partir de 2025, mas pode vir a acontecer nos finais de 2024.
O anúncio foi feito por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, na sexta-feira (31 de março), na fábrica de Mangualde e na presença do Presidente da República e do Primeiro-Ministro. Para António Costa trata-se de uma boa notícia que mostra o potencial da indústria automóvel no país. 
Marcelo Rebelo de Sousa também realçou o facto da  Stellantis Mangualde ficar à frente de outras unidades na produção dos carros elétricos.
A passagem do Presidente da República e do Primeiro-Ministro pela fábrica de automóveis de Mangualde aconteceu depois das visitas ao concelho de Tondela e Viseu, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 
No concelho de Tondela visitaram as obras de um lar e em Viseu passaram pelo Bairro Municipal.

Local

Mangualde tem nova imagem gráfica e novos instrumentos de marketing (com áudio)

Com o objetivo de melhorar a imagem do concelho e para fixar mais população e investimentos, o município de Mangualde apresentou o Plano de Marketing Territorial, bem como a nova identidade gráfica de Mangualde. Plano que surgiu depois de um estudo realizado junto dos mangualdenses como explica Marco Almeida, o presidente da Câmara Municipal.
O autarca considera que o concelho precisa de saber comunicar e dar a conhecer o que melhor tem, e por isso considera o Plano de Marketing Territorial e a nova identidade gráfica de Mangualde, uma mais valia.
Na apresentação do Plano de Marketing Territorial e da nova identidade gráfica de Mangualde esteve a ministra da Coesão Territorial. Ana Abrunhosa realçou a simplicidade da nova identidade de Mangualde, mas que acredita que vai afirmar as potencialidades do concelho.

 

Local

Sátão: Biblioteca Municipal participou na Semana da Leitura

A Biblioteca Municipal de Sátão participou na Semana da Leitura, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Sátão, com diversas atividades destinadas a promover a leitura e a literacia junto da comunidade educativa. Participaram nesta iniciativa as escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do concelho.
Uma das atividades realizadas foi a hora do conto, onde foi apresentada a obra "De Que Cor é um Beijinho", do autor Rocio Bonilla.
Também foi apresentada a história "O Pintinho Vadio", da autoria da Biblioteca Municipal de Sátão, que conta a história do Pintinho que não gostava de ir à escola, nem de trabalhar. 

Local

Mangualde: Museu do Porco à vista, depois de falado há 15 anos

Em Mangualde vai ser criado o Museu do Porco. Uma ideia com cerca de 15 anos e que foi lançada pelo antigo presidente da Câmara, António Soares Marques, em 2008, mas que nunca foi concretizado. Chegou até a ser notícia a nível nacional. Nessa altura foi anunciado o antigo quartel da GNR para acolher o museu.
Agora, o espaço museológico é relançado e vai avançar pela mão de um empresário ligado à pecuária.
Segundo António Mateus, o edifício já foi adquirido e está a ser trabalhado o projeto que irá contar também com uma quinta pedagógica, entre outros atrativos.
O objetivo é que os mais novos tenham contacto com o animal (o porco) e toda a população, nomeadamente os mais idosos, recordem tempos passados em que a criação do porco era muitas vezes o sustento da família,
O projeto, cuja localização ainda não é conhecida, está orçado em cerca de 300 mil euros e deve abrir ao público no início de 2024.

Local

Mangualde: novo comandante dos Bombeiros Voluntários toma posse este domingo (com áudio)

Este domingo (02 de abril), toma posse o novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Mangualde. Márcio Teles, até aqui 2º Comandante, substitui Carlos Carvalho que no dia 08 de março anunciou que não continuava no cargo.
A mudança no comando da corporação mereceu a atenção do ministro da Administração Interna, durante uma passagem pelo concelho mangualdense. José Luís Carneiro agradeceu o empenho de Carlos Carvalho ao longo de 20 anos e desejou boa sorte a Márcio Teles.