Lamego: Senhora dos Remédios conta com programa condicionado pela pandemia

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, vão este ano realizar-se com um programa de atividades condicionado pelo contexto de pandemia, mas que permitirá ajudar os agentes económicos e culturais.
Sob o lema “Viver os Remédios”, a romaria realiza-se de 27 de agosto a 09 de setembro.
“Estas festas costumam atrair anualmente milhares de pessoas à cidade de Lamego. Fruto do contexto pandémico que vivemos, o município desenvolveu um plano de desconfinamento de modo a poder mantê-las vivas”, disse a vereadora e presidente da Comissão de Festas, Ana Catarina Rocha.
Cumprindo todas as orientações da Direção-Geral da Saúde, esta edição contará com o regresso de espetáculos adaptados, apostando fortemente nos agentes culturais locais.
“Vamos ter recinto de festa, devidamente organizado mediante as regras, e vamos ter alguns concertos, tendo o palco principal sido deslocado da Avenida Dr. Alfredo Sousa para o parque do CTOE (Centro de Tropas e Operações Especiais) para conseguirmos fazer o controlo de entradas”, explicou.
O objetivo é, segundo a responsável, “respeitar as normas e garantir a segurança e a integridade de todos aqueles que vivem esta festa”.
Haverá também instalações evocativas de momentos marcantes, como a marcha luminosa, a batalha de flores e o cortejo etnográfico.
“Isto para que, apesar de não podermos fazer estes eventos, as pessoas mantenham vivas na memória estas componentes da nossa festa”, justificou Ana Catarina Rocha.
A vereadora avançou que, caso as circunstâncias permitam, realizar-se-ão “as tradicionais partidas de fogo, que os lamecenses e os durienses tanto apreciam, nomeadamente no dia 07 e no dia 09, com a introdução de uma novidade, que é o lançamento de fogo-de-artifício em quatro cantos da cidade”.
“É a romaria possível, é uma homenagem que fazemos à nossa padroeira e a todos aqueles que apreciam a nossa festa. É também um forte apoio aos agentes económicos, ajudando-os na recuperação da sua atividade económica”, sublinhou.
A romaria contará com espaços de diversões, área de restauração, exposição de artesanato e de produtos endógenos.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-20 10:07:19

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Saúde e Bem-Estar

Hospital de Viseu adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) "DIR@2020 - Desmaterializar, Integrar e Robotizar", a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) avançou com a implementação de uma gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico. De acordo com a unidade hospitalar, foi dado um passo importante para otimizar os processos.
“A Central de Esterilização conta agora com uma instalação informática que moderniza a forma como os dispositivos médicos são geridos e monitorizados ao longo do ciclo de esterilização. Esta inovação não só otimiza a gestão de instrumentos cirúrgicos, mas também desmaterializa as listas de verificação e melhora a gestão dos serviços utilizadores, bem como a rastreabilidade dos processos de lavagem, inspeção, embalagem e esterilização”, explica.
Antes da implementação da solução, a gestão do instrumental cirúrgico era realizada manualmente, com base em suporte de papel. 
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões acrescenta que a nova solução introduz funcionalidades de gestão e criação das composições das caixas de instrumental, incluindo a identificação de todos os artigos, além de possibilitar a gestão personalizada das máquinas da URDM e a rastreabilidade de todos os dispositivos médicos. “Estas melhorias refletem-se na qualidade da gestão e no reporte eficaz de todos os processos, contribuindo diretamente para o nível de serviço disponibilizado à atividade cirúrgica da ULSVDL”, sublinha, acrescentando que a desmaterialização dos processos, além de permitir a gestão integrada de todo o instrumental nas instalações da URDM, resulta numa redução de custos de contexto e na gestão proativa de incidências no reprocessamento de dispositivos, o que se pretende refletir em um aumento da segurança, eficácia e desempenho das atividades cirúrgicas, reforçando o compromisso da ULSVDL com a excelência na prestação de serviços de saúde.

Local/Regional

Lamego aderiu à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

O Município de Lamego é o mais recente membro da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. A assinatura do respetivo protocolo de adesão e atribuição da bandeira decorreu na segunda-feira, 22 de abril, no Centro Multiusos.
A associação conta já com quase 40 municípios portugueses aderentes e articula a ação à escala ibérica com a "Red Ciudades que Caminan", que reúne cerca de 100 autarquias espanholas.
Com a adesão, Lamego integra a lista de entidades e cidades que promovem a partilha de boas práticas e a obtenção de novos conhecimentos, além de permitir aceder a formação e participar em congressos dedicados ao tema.
“Lamego dá mais um passo na promoção de estilos de vida saudáveis. Queremos que os nossos cidadãos vivam cada vez mais a cidade e caminhem em prol do seu bem-estar físico e mental”, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal, Catarina Ribeiro, no momento de assinatura do protocolo de adesão, juntamente com a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles.
A autarca recordou ainda todo o trabalho desenvolvido pelo Município de Lamego para estimular as caminhadas, nomeadamente os projetos Sénior + Ativo e Em Forma.
Paula Teles sublinhou, por outro lado, a necessidade de reforçar, desde tenra idade, a caminhabilidade nas cidades e que o trabalho em rede permitirá, a partir de agora, agilizar a implementação de medidas.

Desporto

Novos orgãos sociais da AFV tomam posse no dia 03 de maio. José Carlos Lopes foi reeleito

Os novos órgãos sociais da Associação de Futebol de Viseu (AFV), eleitos na sexta-feira (19 de abril), para os próximos quatro anos, tomam posse no dia 03 de maio.
A lista “A” liderada por José Carlos Lopes, única, foi reeleita com um total de 355 votos (97%), sendo 11 votos em branco (3%). De acordo com a AFV, o ato eleitoral contou com a adesão de 66 entidades votantes.
A cerimónia de tomada de posse vai ter lugar no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) de Viseu, pelas 19h00.

Local/Regional

Mangualde: Núcleo Arqueológico do Cumareiro (Póvoa de Cervães) está a ser requalificado (com áudio)

As  obras de requalificação do Núcleo Arqueológico do Cumareiro, em Póvoa de Cervães, no concelho de Mangualde, arrancaram há poucos dias, depois de ter sido aprovada uma candidatura ao programa “Renovação de Aldeias”, através da Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD).
A obra representa um investimento que ronda os 100 mil euros, sendo comparticipada a 80%.
Trata-se de um local onde estão colocadas sete campas romanas. Para além da requalificação, o projeto envolve a construção de um passadiço com cerca de 200 metros de extensão. Será também criado um parque infantil e  uma zona de estacionamento.
Rui Valério, o presidente da União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, refere que é mais um atrativo para a aldeia.
De acordo com o autarca, a obra deve ficar concluída no mês de julho deste ano.

Local/Regional

Penalva do Castelo: projeto 'Human Energy' venceu concurso municipal de Ideias de Negócio

O auditório do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, recebeu a final municipal do Projeto WANTED “Concurso de Ideias de Negócio”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, Gesentrepreneur e o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, destinou-se aos alunos do ensino secundário, inserida no âmbito do Projeto de Empreendedorismo nas Escolas da Região Dão-Lafões.
Na final municipal, estiveram a concurso sete ideias de negócio: “Candeeiro Inteligente”; “Estufa Inteligente”; “Piezo MAT”; “Data Food”; “Human Energy”; “Fonte Luminosa Renovável” e “Controlo de Carros por Arduino”.
O vencedor do concurso municipal foi o projeto “Human Energy”, ideia desenvolvida pelos alunos Davide Gomes e Rodrigo Silva. O grupo foi premiado com um Jantar no Restaurante “Fleur de Sel”. Todos os concorrentes receberam prémios de participação, constituídos por produtos endógenos do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal.
“Com este projeto, pretende-se despertar o espírito de iniciativa e empreendedorismo nos jovens em idade escolar, envolvendo alunos, professores e empresas, reconhecendo e valorizando a criatividade e a inovação”, explica a autarquia penalvense.

Desporto

Fontelo recebe, na quinta-feira, mais um Meeting de Atletismo Inclusivo 'Cidade de Viseu'

A (AMV) Associação Mover Viseu com a colaboração da Associação de Atletismo de Viseu, com o apoio do IPDJ-Instituto Português de Desporto e Juventude - Desporto para Todos, da Câmara Municipal de Viseu e da Federação Portuguesa de Atletismo, vai organizar o “VI Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu”.
A 6ª edição do Meeting de Atletismo Inclusivo “Cidade de Viseu” vai ter início às 14h00, na quinta-feira (25 de abril), na pista sintética do Estádio Municipal do Fontelo, com um programa para atletas infantis, iniciados e absolutos em ambos os sexos, com a particularidade de apresentar um programa em simultâneo para atletas adaptados.