A iniciativa "O Museu na Rua" regressa este sábado (dia 01 de abril) ao Caramulo. A iniciatuva permite ao público a oportunidade de ver, ouvir e até passear no lugar de passageiro nos clássicos automóveis que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo.
Entre os veículos já confirmados para "rodar" estão, segundo o museu, o Oldsmobile Curved Dash (1902), o primeiro automóvel a ser produzido em grande série e também o primeiro modelo americano a ser exportado, o Fiat 12/15HP (1909), que além de ser o primeiro modelo da Fiat a ser equipado com um motor bicilíndrico montado na traseira o exemplar do Museu do Caramulo é um de apenas três exemplares existentes, o Morris Cowley (1925) pelidado de “Bullnose” devido à peculiar forma do seu radiador, foi o equivalente, na década de 20, ao popular Ford T, a BSA S25 Colonial (1925) uma das mais conhecidas marcas britânicas de motos que iniciou a sua actividade com o fabrico de munições, o Rolls-Royce Phantom Sports Coupé II (1930), que ganhou o Primeiro Prémio de Elegância e Conforto, no Campo Grande em Lisboa, o Volkswagen Kübelwagen (1944) desenvolvido por Ferdinand Porsche como um modelo de apoio táctico e transporte militar largamente utilizado pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, o Pegaso Z102 B Touring Berlinetta (1953) o projecto de um supercarro espanhol, que tem como emblema um Pegasus, a figura mitológica grega do cavalo voador, o Mercedes-Benz 300 SL (1955) um dos mais revolucionários e marcantes desportivos de todos os tempos e ainda vai sair à rua uma bicicleta centenária. O Museu do Caramulo garante ainda um automóvel surpresa.
"Nesta edição está confirmada a presença de um grupo de entusiastas que irá reunir-se no Caramulo com os seus clássicos", adianta a rescentando que a público que pretender a experiência deve adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da colecção do Museu do Caramulo.
Foto: Museu do Caramulo