Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas visita centros de saúde do distrito de Viseu

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, está esta segunda e terça-feira (11 e 12 de outubro) no distrito de Viseu para uma visita a três centros de saúde. 
A visita está inserida no roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ que prevê visitas a várias unidades das cinco Administrações Regionais de Saúde do país para ver as condições de trabalho dos médicos dentistas no SNS. 
No distrito de Viseu, o programa começa esta segunda-feira no Centro de Saúde de Lamego, do ACES Douro Sul.  Ainda esta segunda-feira, o roteiro prossegue no Centro de Saúde de Armamar. 
Na terça-feira, o roteiro ‘Medicina Dentária no SNS’ vai estar na cidade de Viseu em visita ao Centro de Saúde Viseu 3 do ACES do Dão-Lafões. 
Na base do roteiro está o projeto ‘Saúde Oral para todos’, lançado pelo Governo em 2018 e que previa a inclusão de consultas de medicina dentária em, pelo menos, um centro de saúde em cada ACE (agrupamento de centros de saúde) até 2019. 
O bastonário da OMD quer avaliar no terreno os avanços alcançados e recolher informações sobre o que ainda falta fazer para garantir consultas de saúde oral nos cuidados de saúde primários.  
Miguel Pavão vai também avaliar as condições de trabalho dos médicos dentistas que colaboram em gabinetes de saúde oral espalhados pelas cinco administrações regionais de saúde, bem como as carências existentes a nível nacional. 

Autor: Irene Ferreira
2021-10-11 09:46:32

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Mangualde: a vida das mulheres nos conventos foi destaque em conferência (com áudio)

"Atrás de grades: mulheres nos Conventos" foi o tema da conferência promovida pela Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde, que aconteceu esta sexta-feira, dia 26 de maio, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde.
O tema foi abordado por Maria José Azevedo Santos. A professora da Universidade de Coimbra considera que falar do papel da mulher na igreja e dar a conhecer a história dos mosteiros é importante. A catedrática acrescenta que, ainda que lentamente, o papel da mulher da Igreja vai sendo cada vez mais visível. 
Na biblioteca municipal esteve um grupo de monjas de clausura a vender alguns produtos por ela confeccionados. À reportagem da Dão Digital, a Irmã Conceição explicou que a vida no mosteiro é de oração, doação e trabalho.
A conferência "Atrás de grades: mulheres nos Conventos" foi promovida pela Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde em parceria com a Câmara Municipal. Para o presidente Marco Almeida todas as iniciativa que dão a conhecer o património do concelho são uma mais valia e destaca o trabalho desenvolvido pelo historiador João Carlos Alves, o mentor da conferência que aconteceu esta sexta-feira.

Local

Viseu: um homem foi detido por tráfico de droga

Por tráfico de droga, no concelho de Viseu, um homem de 25 anos foi detido pela GNR.
No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de cinco meses, os militares apuraram que o suspeito se dedicava à venda direta da droga aos consumidores.
A GNR realizou quatro buscas domiciliárias e duas buscas em veículos e apreendeu 237 doses de cocaína, 83 doses de heroína, nove doses de haxixe, cinco telemóveis, uma balança e diverso material relativo ao tráfico de droga.

Local

Vinhos do Dão registam o maior crescimento no preço médio por litro nos mercados internacionais

No primeiro trimestre deste ano de 2023, a região vitivinícola do Dão apresentou um aumento de 15% no preço médio por litro.
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRDão), o Canadá (+25%), a Bélgica (484%), a Suécia (50%), a França (24%) e a Polónia (803%) foram os países que registaram os maiores aumentos em volume. No que diz respeito ao preço médio por litro, os EUA continuam a ser o mercado com os valores mais altos, apresentando um aumento de 21% (€5,18). Segue-se o Reino Unido, a Suíça e o Brasil com um preço médio superior aos €4,50/litro.
Este foi, segundo a entidade, o maior crescimento entre as regiões demarcadas, chegando aos 1,6 milhões de litros, o que corresponde a mais 14% em termos de valor.
"Face a um cenário económico internacional complexo, os Vinhos do Dão crescem 3,8% em volume, 14,6% em valor e 10,3% em preço médio por litro", explica a CVRDão.
“A exportação tem sido um dos nossos maiores focos. Levar os vinhos da região do Dão além-fronteiras torna-se não só benéfico para nós, como também para a economia do país. Estes valores são a prova do trabalho árduo que temos vindo a desenvolver com os nossos produtores. Estamos muito orgulhosos deste trajeto e sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

País

'Bate Bate Coração' é o novo tema de Zézito

O artista natural de Mangualde, Zézito, lançou um novo tema. “Bate, bate coração”, é a nova canção, que segundo Zézito “representa um capítulo novo na minha jornada artística”. O mangualdense fala num novo capítulo, porque “Bate bate coração” integra a banda sonora da telenovela “Festa é Festa”, da TVI.
“E como uma imagem vale mais do que mil palavras, tenho a honra de anunciar que também lancei o videoclipe do single”, diz o cantor nas redes sociais.
Zézito aproveita para agradecer “a todos os que têm estado ao meu lado nesta jornada. Sem o vosso apoio inabalável, o meu sonho de partilhar a minha música com o mundo não seria possível”.

 

Desporto

Deportivo de Mangualde renovou certificação 3 estrelas e bandeira da ética (com áudio)

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Desportivo de Mangualde é Entidade Formadora Certificada 3 Estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol.
Para Ricardo Lopes, presidente da direção do clube, a distinção reconhece o trabalho desenvolvido na coletividade.
A par da certificação 3 estrelas, o Desportivo de Mangualde recebeu também, nos últimos dias, a Bandeira da ética atribuída pelo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Local

Mangualde recebe arraial solidário com Associação Os Melros (com áudio)

Com o objetivo de apoiar a Associação Os Melros de Germil, o Grupo Fazer a Diferença Mangualde, promove no domingo (28 de maio) diversas atividades, entre elas um arraial popular.
A iniciativa passa por angariar verbas para a compra de equipamento para ser doado à instituição que acolhe utentes do concelho mangualdense, como refere Carlos Rodrigues, o presidente do Grupo Fazer a Diferença.
Para além do arraial popular, a iniciativa conta ainda com uma caminhada solidária e desfile de motas e carros antigos. Segundo Carlos Rodrigues, as inscrições podem ser feitas até domingo, sendo que participar em todas as atividades tem um custo de 15 euros.