A Associação Viseense de Santa Teresinha (AVST) está a comemorar 150 anos de atividade. A data é assinalada na sexta-feira (14 de junho) com um jantar de gala solidário, no Hotel Príncipe Perfeito, em Viseu. De acordo com a instituição, o jantar conta com a presença da artista Áurea. A iniciativa tem como objetivo "dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado e angariar verbas para continuar a garantir às crianças e jovens a satisfação de todas as necessidades básicas".
Segundo Ana Teresa Marques, presidente da Associação Viseense de Santa Teresinha, “é imperativo assinalarmos esta data e reforçarmos o compromisso da nossa Associação em proporcionar os meios que contribuem para a valorização pessoal das nossas utentes. O objetivo não é só oferecer um abrigo temporário, mas também criar um espaço onde cada criança e jovem se sinta respeitada e acarinhada, com o apoio psicológico, pedagógico e social, de uma equipa multidisciplinar altamente qualificada”.
“A finalidade da intervenção da Associação Viseense de Santa Teresinha é delinear um plano individualizado para cada utente, aquele que melhor corresponda ao seu superior interesse, proporcionando-lhe as ferramentas necessárias para um desenvolvimento saudável e equilibrado. Estamos profundamente comprometidos em promover um cuidado baseado na humanidade, proporcionando a cada criança e jovem as ferramentas necessárias para superar desafios e alcançar os seus sonhos”, reforça a responsável.
A Associação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com capacidade para acolher 45 crianças e jovens, do sexo feminino, e tem como resposta social a Casa de Acolhimento Residencial e Apartamentos de Autonomização, com vista "ao desenvolvimento integral das residentes, aproximando o ambiente o mais próximo possível do familiar".
Foto: Associação Viseense de Santa Teresinha