Em Viseu foi constituída uma equipa de andebol em cadeira de rodas

Uma equipa de andebol em cadeira de rodas foi constituída na cidade de Viseu. A nova modalidade desportiva coletiva é dirigida à população com deficiência /incapacidade motora e resulta de uma parceria de trabalho entre a Associação Invictus Viseu, a Associação de Andebol de Viseu e o Município de Viseu, "que pela partilha de recursos e competências múltiplas, encontram-se a fortificar diariamente todas as condições necessárias para melhorar continuamente a prática deste desporto, destinado não só a pessoas com deficiência motora residentes no concelho de Viseu, mas também a potenciais atletas pertencentes a todo o distrito de Viseu, quer do género feminino, quer masculino". Segundo a Associação Invictus, a génese da equipa conta ainda com o apoio de algumas entidades locais, bem como nacionais, como é o caso da Federação de Andebol de Portugal, estando assim integrada no seu projeto Andebol4ALL.  
"Nesta primeira fase, a modalidade inicia-se numa vertente recreativa, perspetivando-se com o seu desenvolvimento gradual e sustentado, uma aposta futura na vertente federada de competição", explica.
O andebol em cadeira de rodas é um desporto coletivo, de oposição, que tem como população-alvo, pessoas com uma ou mais formas de deficiência/incapacidade motora, de ambos os géneros e que se enquadrem numa ou mais categorias desportivas internacionais, nomeadamente: Amputados; Paralisia cerebral; Lesionados medulares e “Les Autres”, isto é, outras incapacidades/deficiência motora não incluídas nas outras três categorias.
"Até ao momento, a equipa é constituída por 10 atletas, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos. A pensar na formação desportiva de jovens com deficiência motora/incapacidade que possam ter interesse em praticar a modalidade e possibilitar a prática desportiva a mais pessoas, tornando-as assim, fisicamente mais ativas e socialmente incluídas, a Invictus Viseu, manterá aberta a fase de captação de potenciais atletas séniores, permitindo igualmente, a participação de população infanto-juvenil, mais propriamente, de crianças/jovens a partir dos 10 anos de idade", refere.
A criação desta equipa/modalidade tem como principais objetivos:
- Alargar o leque de modalidades desportivas adaptadas e de vertente coletiva, possíveis de serem praticadas por pessoas com deficiência/incapacidade motora, residentes no concelho e distrito de Viseu;

- Proporcionar a prática de andebol a todos aqueles(as) que até aqui não o praticavam, e que terão agora essa oportunidade, incluindo estas pessoas na sociedade através do Desporto;

- Reconhecer a importância do envolvimento das famílias de cidadãos com deficiência, enquanto elementos-chave no sucesso de ações deste âmbito;

- Evidenciar a importância que o desporto pode assumir na vida de todos os cidadãos, sendo este um veículo privilegiado para a reabilitação e melhoria da autonomia;

- Enfatizar as várias dimensões que a inclusão pode assumir (desportiva, social e educativa) no desenvolvimento integral do ser humano;

-Fomentar valores éticos na comunidade através do desporto, no que respeita à aceitação, interajuda e convivência para com a diferença.

Os treinos decorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 20h30, no Pavilhão Desportivo do Estabelecimento Prisional de Viseu (Campo).

 


Publicidade

 

 


2021-09-21 09:49:26
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Covid-19: Mangualde com 450 doentes recuperados na última semana

Na última semana, o concelho de Mangualde registou 450 recuperados da covid-19. Nesta altura há 639 casos ativos, onde estão incluídas 98 infeções que surgiram nas últimas 24 horas.
Esta quinta-feira, a Câmara de Tondela também atualizou o número de recuperados. Na última semana foram 587. No entanto, nas últimas 24 horas houve a registar no concelho mais 179 doentes de covid-19 e uma morte associada à doença, num total de 73 desde o início da pandemia.
Em Moimenta da Beira foram registados mais 60 infetados com o novo coronavírus, em S. João da Pesqueira mais 42, mais 35 no concelho de Tabuaço e 27 novos casos em Penalva do Castelo.
Desde o passado domingo, em Tarouca, segundo informações da autarquia local, surgiram 132 novos casos.
A nível nacional,  Portugal registou 65.706 novas infeções nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 41 mortes associadas à covid-19.

País

Covid-19: disponível autoagendamento para pessoas acima dos 18 anos

O autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 está disponível, desde esta quinta-feira (27 de janeiro), para pessoas com 18 ou mais anos, que tenham completado o esquema primário há cinco meses e não tenham tido infeção há menos de cinco meses.
Para os adultos vacinados com a Janssen há pelo menos três meses, além do autoagendamento, "está agora disponível a modalidade Casa Aberta", indicam as autoridades de saúde em comunicado. 

Saúde

Covid-19: Casa de Saúde, em Viseu, suspense visitas aos utentes

A Casa de Saúde São Mateus, em Viseu, suspendeu as visitas aos utentes internados. A informação é avançada pela unidade de saúde que justifica a medida com "a situação epidemiológica atual". 
A suspensão das visitas acontece por tempo indeterminado.

 

 

País

Testes rápidos de antigénio continuam gratuitos durante o mês de fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta a atual situação epidemiológica do coronavírus SARS-CoV-2, segundo uma portaria publicada esta quinta-feira (27 de janeiro) em Diário da República.
Cada utente pode fazer quatro testes rápidos de antigénio (TRag) gratuitos por mês em farmácias, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas ou outros estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde para este efeito.

Cultura

Viseu: Teatro Viriato e Carmo'81 com extensões do festival 'Que Jazz é Este' (com áudio)

No âmbito do festival “Que Jazz É Este?”, organizado pela Associação Gira Sol Azul, está de regresso o ciclo de residências artísticas e concertos no Carmo’81 e no Teatro Viriato, em Viseu.
A iniciativa recomeça, esta quinta-feira (27 de janeiro), com a participação de Cíntia no Carmo`81, mas até ao final de março outras iniciativas estão agendadas, como explica Ana Bento, responsável pela Gira Sol Azul.
Ana Bento aconselha os interessados em assistir aos concertos que façam reserva de bilhete, devido às restrições impostas pela pandemia. Apesar da evolução pandémica, a responsável pela Associação Gira sol Azul diz ter boas expectativas para este ano de 2022.

Local

CIM discute, em São Pedro do Sul, modernização e inovação

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões realiza esta tarde de quinta-feira (27 de janeiro) o “Seminário de Modernização e Inovação na Região Viseu Dão Lafões”. 
O evento que tem lugar, no Auditório do Balneário Rainha Dona Amélia, em São Pedro do Sul, surge no âmbito da candidatura “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, catorze municípios”, financiada pelo programa operacional CENTRO2020, com um valor superior a 2,7 milhões de €. 
Sob o mote da transformação digital e inovação dos serviços públicos e do estímulo à participação e inclusão dos cidadãos, a iniciativa pretende dar uma perspetiva de como uma estratégia adequada, suportada pelas melhores soluções, pode ser utilizada para promover o envolvimento dos cidadãos na gestão dos territórios e simplificar a sua relação com as autarquias. 
Na conferência são apresentadas diversas iniciativas de mudança, inovação e transformação digital a decorrer nos municípios da região Viseu Dão Lafões, nomeadamente o projeto “Ourcity: Potenciar a Gestão Pública de proximidade com o cidadão”, a “Transformação Digital no Urbanismo”, o “Portal do Munícipe de São Pedro do Sul”, ou ainda “Transformação digital das cidades e regiões inteligentes”.