Em Viseu foi constituída uma equipa de andebol em cadeira de rodas

Uma equipa de andebol em cadeira de rodas foi constituída na cidade de Viseu. A nova modalidade desportiva coletiva é dirigida à população com deficiência /incapacidade motora e resulta de uma parceria de trabalho entre a Associação Invictus Viseu, a Associação de Andebol de Viseu e o Município de Viseu, "que pela partilha de recursos e competências múltiplas, encontram-se a fortificar diariamente todas as condições necessárias para melhorar continuamente a prática deste desporto, destinado não só a pessoas com deficiência motora residentes no concelho de Viseu, mas também a potenciais atletas pertencentes a todo o distrito de Viseu, quer do género feminino, quer masculino". Segundo a Associação Invictus, a génese da equipa conta ainda com o apoio de algumas entidades locais, bem como nacionais, como é o caso da Federação de Andebol de Portugal, estando assim integrada no seu projeto Andebol4ALL.  
"Nesta primeira fase, a modalidade inicia-se numa vertente recreativa, perspetivando-se com o seu desenvolvimento gradual e sustentado, uma aposta futura na vertente federada de competição", explica.
O andebol em cadeira de rodas é um desporto coletivo, de oposição, que tem como população-alvo, pessoas com uma ou mais formas de deficiência/incapacidade motora, de ambos os géneros e que se enquadrem numa ou mais categorias desportivas internacionais, nomeadamente: Amputados; Paralisia cerebral; Lesionados medulares e “Les Autres”, isto é, outras incapacidades/deficiência motora não incluídas nas outras três categorias.
"Até ao momento, a equipa é constituída por 10 atletas, com idades compreendidas entre os 22 e os 61 anos. A pensar na formação desportiva de jovens com deficiência motora/incapacidade que possam ter interesse em praticar a modalidade e possibilitar a prática desportiva a mais pessoas, tornando-as assim, fisicamente mais ativas e socialmente incluídas, a Invictus Viseu, manterá aberta a fase de captação de potenciais atletas séniores, permitindo igualmente, a participação de população infanto-juvenil, mais propriamente, de crianças/jovens a partir dos 10 anos de idade", refere.
A criação desta equipa/modalidade tem como principais objetivos:
- Alargar o leque de modalidades desportivas adaptadas e de vertente coletiva, possíveis de serem praticadas por pessoas com deficiência/incapacidade motora, residentes no concelho e distrito de Viseu;

- Proporcionar a prática de andebol a todos aqueles(as) que até aqui não o praticavam, e que terão agora essa oportunidade, incluindo estas pessoas na sociedade através do Desporto;

- Reconhecer a importância do envolvimento das famílias de cidadãos com deficiência, enquanto elementos-chave no sucesso de ações deste âmbito;

- Evidenciar a importância que o desporto pode assumir na vida de todos os cidadãos, sendo este um veículo privilegiado para a reabilitação e melhoria da autonomia;

- Enfatizar as várias dimensões que a inclusão pode assumir (desportiva, social e educativa) no desenvolvimento integral do ser humano;

-Fomentar valores éticos na comunidade através do desporto, no que respeita à aceitação, interajuda e convivência para com a diferença.

Os treinos decorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 20h30, no Pavilhão Desportivo do Estabelecimento Prisional de Viseu (Campo).

 

Autor: Irene Ferreira
2021-09-21 09:49:26

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Chuva e vento forte mantém-se para esta quinta-feira, na região de Viseu

Esta quinta-feira (28 de março), o distrito de Viseu vai continuar com previsão de chuva, por vezes forte. A região vai ainda contar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com aviso amarelo, devido ao vento que vai continuar a soprar forte e com rajadas.
Vento forte que, esta quarta-feira, provocou a queda de diversas árvores um pouco por todo o distrito viseense. O tempo instável vai manter-se até à primeira semana de abril. A Páscoa promete ser de chuva e com temperaturas ligeiramente  mais baixas.

País

GNR e PSP podem recrutar quase 200 civis para terem mais guardas e polícias em funções operacionais

A GNR e a PSP foram autorizadas a recrutar um total de 193 trabalhadores civis, permitindo transferir para funções operacionais militares e polícias afetos a funções não operacionais.
De acordo com o Ministério da Administração Interna, globalmente, serão 300 os funcionários civis a admitir por várias entidades, como a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Emergência e
Proteção Civil (ANEPC), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Esse recrutamento de 300 civis será possível por duas vias: 125 através do já previsto procedimento concursal centralizado (inicialmente com 1.000 vagas e agora com 1.200 previstas) e 175 em concursos adicionais para funções especializadas – nomeadamente médicos, enfermeiros e informáticos.

Local/Regional

Tondela: Termas de Sangemil reabrem na próxima terça-feira

As Termas de Sangemil, localizadas em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem na próxima terça-feira (02 de abril) para mais uma temporada balnear. O complexo fica de portas abertas até dia 30 de novembro.
Antes da reabertura, o balneário sofreu uma intervenção de manutenção e pequenas reparações por parte das brigadas municipais por forma a que tudo esteja pronto, em segurança e nas devidas condições para o arranque de mais uma época termal.
As caldas de Sangemil realizam curas de doenças reumatológicas e músculo- esqueléticas e ainda das vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens vichy ou a seco, duche de jato ou circular, entre outros tratamentos de bem-estar.
As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus. O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há três séculos.
Em 2023, as Termas de Sangemil receberam 637 aquistas, a maioria deles (468) procurou a estância para realizar curas terapêuticas. Foram ainda realizados no complexo 169 tratamentos ligados ao bem-estar.

Local/Regional

Vouzela comemora Dia Internacional do Livro Infantil, esta terça-feira

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora esta terça-feira, 02 de abril, data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a Câmara Municipal de Vouzela vai assinalar a efeméride com a apresentação de dois livros infantis.
"Xavier e a sua Bola de Sabão", da vouzelense Suzana Mendes Ramos, e "O meu Amigo Tobi", da sampedrense Diana Cunha Lopes, são as obras que vão estar em destaque na sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de abril, em Vouzela, pelas 15h00.
Para além de dar a conhecer o trabalho de autoras da região, a atividade pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Mundo

Páscoa Feliz!

Hoje é Domingo de Páscoa. No calendário cristão, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.
A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.
Em Portugal, em diversas localidades, a população católica ainda recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.

Mundo

Significado do coelhinho e ovos da Páscoa

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi transportada para a América pelos imigrantes alemães entre o final do século 17 e o início do século 18.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao facto da Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los aos filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. 

Fonte de texto: Wikipédia