Viseu: Executivo aprovou homenagem a oito personalidades e entidades no Dia do Município

João Caiado, Capitão Arnaldo Costeira, Ernesto Paes de Almeida, Manuel Almeida Lucas e António José Marques de Matos Almeida, são as personalidades que serão galardoadas no Dia do Município de Viseu, na próxima terça-feira (21 de setembro). Às individualidades, juntam-se três coletividades do concelho, nomeadamente o Dínamo Clube Estação, a Casa de Saúde de São Mateus e o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estevão.
 
“Depois de um ano terrível para o país e o mundo e, pelas razões que todos conhecem, também de forma muito contundente para Viseu, o Município faz questão de celebrar o 21 de setembro e homenagear estas personalidades e coletividades que tanto fizeram pela nossa vida em comunidade”, afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu. A autarquia de Viseu não esqueceu o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde durante este período, que Conceição Azevedo considerou “inexcedível e com uma abnegação, altruísmo e compaixão que ultrapassa em muito o dever e obrigações profissionais”.
Nesse sentido, o Município de Viseu aprovou também um Voto de Louvor a estes profissionais, a realizar no Dia do Município. “No momento em que surgiram os primeiros sinais de recuo da pandemia, foram eles que, com o seu conhecimento e experiência, aconselharam e deram o seu melhor para manter a situação controlada. Quando foi necessário recuar, porque o surto epidemiológico recrudesceu, foram também os Profissionais de Saúde que abdicaram das suas férias, das horas de convívio com os seus entes queridos e, muitas vezes, da sua vida familiar para, uma vez mais, dar a resposta que os portugueses necessitavam”, lê-se no texto, que destaca ainda “o papel desempenhado por todos os viseenses, que foram capazes de dar o seu melhor durante os últimos 18 meses”.
No que respeita aos galardões Municipais, nomeadamente às Medalhas de Mérito a atribuir, as diferentes personalidades e instituições serão distinguidas pelo “meritório trabalho desenvolvido no concelho”. João Caiado tem um longo percurso na área Educativa e, nos últimos 30 anos destacou-se como Diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, em Repeses. Ernesto Paes de Almeida é homenageado em virtude da recente doação ao Museu Nacional Grão Vasco de uma coleção de obras de arte de grande valor. Já no caso de Manuel Almeida Lucas, o Município vem reconhecer o percurso empreendedor e inovador que fez no concelho e na região, onde se dedicou à área da restauração. António José Marques de Matos Almeida é distinguido pela carreira como cavaleiro, durante a qual conquistou vários prémios e vitórias para Viseu.
Entre as coletividades, será homenageado o Dínamo Clube Estação que, ao longo de 50 anos de existência, formou milhares de jovens viseenses em diferentes modalidades desportivas. A Casa de Saúde de São Mateus, que este ano celebrou 60 anos de vida, receberá a Medalha de Mérito por todo o trabalho desenvolvido em prol da saúde dos viseenses. Também na área da Saúde, será ainda galardoado o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, pelo apoio e promoção da qualidade de vida de pessoas com deficiência profunda. Foi ainda aprovada a atribuição da Medalha de Valor e Altruísmo ao Capitão de Abril Arnaldo Costeira, responsável pelo comando da Companhia Operacional do Regimento de Infantaria 14, de Viseu, durante a revolução dos cravos.
De referir que o Dia do Município de Viseu será ainda marcado pela homenagem ao antigo Presidente da Câmara. António Almeida Henriques será distinguido com a Medalha de Ouro do Município e com o Viriato de Ouro, a mais elevada condecoração de Viseu, aprovada em Assembleia Municipal. “Nunca esqueceremos o que fez por nós, por Viseu e pela região. António Almeida Henriques merece a nossa sentida homenagem”, conclui Conceição Azevedo.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-16 12:54:56

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Futsal: Diogo Couceiro assinou pelo Viseu 2001

O Viseu 2001 chegou a acordo com Diogo Couceiro para representar o clube, que irá disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão Nacional na próxima época desportiva 2024/2025.
O ala de 22 anos, passou por clubes como CS S. João, Futsal Azeméis ou Ossela, e na época desportiva passada representou o ABC Nelas, tendo atingido a marca de melhor marcador do clube.

Desporto

Parakaraté: atleta do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, convocado para Campeonato da Europa

Atleta  do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, foi chamado, uma vez mais, para integrar a Seleção Nacional de Parakaraté para representar Portugal no Campeonato da Europa. A acompanhar o atleta mangualdense vai estar também o atleta da Guarda António Pereira.
A competição está agendada para maio, entre os dias 07 e 12, na Croácia.
O treinador, o Sensei Pedro Veloso mostra-se satisfeito com a convocatória e diz-se confiante na prova.

Arte e Cultura

Sátão: Cineteatro Municipal recebe peça sobre o 25 de Abril, esta quinta-feira

O Município de Sátão, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, acolhe esta quinta-feira, 25 de abril, às 15h30, o Teatro ABC, da Companhia Nacional de Teatro Português, para apresentar a peça “25 de abril Sempre!”, da autoria e direção de Nuno Miguel Henriques.
"As consequências sociais e culturais da Revolução do 25 de abril que ainda hoje se refletem na sociedade, serão abordadas nesta peça que será apresentada aos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão e ao público em geral", explica a autarquia.
"Com a apresentação, vamos assistir a uma perspetiva do antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974", acrescenta. A iniciativa tem entrada livre no Cineteatro Municipal.

Local/Regional

Centro Histórico de Viseu volta a ficar sem carros, aos fins-de-semana e feriados, até setembro

Este ano, o Município de Viseu volta a interditar a circulação automóvel no Centro Histórico. Sob o mote "Centro Histórico, Verão sem Carros”, até dia 21 de setembro, a zona mais antiga da cidade viseense fica encerrada ao trânsito às sextas-feiras e vésperas de feriados, entre as 19h00 e as 02h00, aos sábados, entre as 16h00 e as 02h00, assim como aos domingos e feriados, entre as 15h00 e as 00h00. 
De acordo com a autarquia, a Polícia Municipal de Viseu será responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno. “A interdição no Centro Histórico contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia. Nos dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da Travessa da Misericórdia”, explica.
O acesso a moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras, será autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo a saída realizada pela Rua Chão do Mestre, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte e, consequentemente, Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.
“Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia”, acrescenta a Câmara Municipal.
A Linha Violeta do MUV, nos horários de condicionamento, não passará pelas vias interditas.

Local/Regional

Bombeiros de Mangualde promovem mais um passeio de cicloturismo, esta quinta-feira

No feriado de 25 de abril, esta quinta-feira, centenas de pessoas voltam a participar em mais um passeio de cicloturismo promovido pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde. Segundo o presidente da Associação Humanitário, João Soares, o evento é já uma tradição com o objetivo de aproximar a instituição à comunidade e angariar algumas verbas.
A par do passeio de cicloturismo acontece também mais uma edição da Caminhada da Liberdade com oito quilómetros. O passeio de cicloturismo está dividido em dois percursos, um com 50 quilómetros e outro de 20 quilómetros. 
O ponto de encontro para qualquer vertente é no quartel às 09h00.

Desporto

Natação: Académico de Viseu triunfou por quatro vezes no Regional de Clubes, em Estarreja

O Académico de Viseu arrecadou quatro vitórias absolutas no Campeonato Regional realizado em Estarreja, no fim-de-semana de 20 e 21 de abril, onde os nadadores viseenses saíram com uma elevada percentagem de records pessoais, aumentando assim o número de atletas apurados para os Nacionais. 
A prova contou com a presença de 16 clubes. Do Académico de Viseu,  André Moura foi o melhor em competição nos 100 e 200 Bruços, vencendo os 200 Estilos.
Madalena Figueira foi a vencedora dos 200 Costas, com 2.26.38s, com novo máximo pessoal. 
Nota ainda para Matilde Fernandes que garantiu a presença nos Nacionais desta época, com a prestação nos 200 Estilos. 
A equipa de natação do Académico entra agora num ciclo de competições, com a disputa de uma prova para Cadetes, nos dias 27 e 28, no XX Torneio Cidade de Espinho. Ainda no dia 27 os academistas marcam presença em Coimbra no XXXVIII Torneio Sigeo Tsukagoshi, no Complexo Olímpico. Logo no dia 01 de maio os academistas deslocam-se a São João da Madeira onde disputam o III Torneio 1ª Braçada, em Cadetes. Três dias depois segue uma equipa para o Complexo Olímpico de Coimbra, onde decorre o Meeting Internacional “Queima das Fitas”, disputando-se em simultâneo o Torneio Vila Danta, em Espinho, onde o Académico também marcará presença. Este ciclo termina no dia 11 de maio, com o LeiriaSwim, onde o Académico levará uma comitiva composta por 45 atletas, para disputar a competição em Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores.