Viseu: Teatro Viriato quer recuperar o público que foi perdido durante a pandemia

O Teatro Viriato, de Viseu, está apostado em “convocar a presença do público” com uma programação marcada por coproduções e parcerias com várias instituições. A nova programação foi apresentada esta quarta-feira (15 de setembro).  
Em conferência de imprensa, a diretora do Teatro Viriato, Patrícia Portela, disse que, depois de tanto tempo de pandemia, há “uma vontade de carregar no acelerador e pôr tudo como estava”.
“Queremos convocar de novo a presença. Há uma diferença entre estar em casa a ver e estar aqui a ver. Há uma diferença no cheiro, na cor, no tamanho, naquilo que aprendemos”, considerou.
Com o objetivo de estar mais próximo do público, o Teatro Viriato passará a contar com um espaço no centro comercial Fórum, denominado Meia Dose, que propõe pequenas 'performances', apresentações de livros, conversas, vídeos e exposições, entre 22 de setembro e 16 de dezembro.
Patrícia Portela disse que esta será uma forma de “pescar público” e de “seduzir mais espectadores, mais cidadãos, mais cúmplices e mais artistas”.
Entre outras, o Teatro Viriato terá também uma parceria com o Cine Clube de Viseu, que permitirá a estreia absoluta do cine-concerto “Filmitis versus Reinitis”, no dia 15 de outubro.
Segundo Rodrigo Francisco, do Cine Clube de Viseu, será possível assistir em palco à “cumplicidade que vem de longe” entre o músico Rui Reininho e o realizador Edgar Pêra: as imagens do primeiro a interpretar, em direto, letras que escreveu há 40 anos, serão misturadas com imagens pré-gravadas pelo segundo.
Haverá também a reedição do livro de poesia de Rui Reininho, intitulado “Sífilis Versus Bílitis”, acrescentou.
Outra estreia desta temporada é “Aleksei ou a Fé”, de Sónia Barbosa (22 e 23 de outubro), que chegou a estar marcada para fevereiro e que consiste na última fase da trilogia do “Projeto Karamázov”.
Será ainda apresentado o resultado de várias coproduções, entre as quais a nova criação do coreógrafo Paulo Ribeiro, que celebra, com o espetáculo “Segunda 2” os 26 anos da sua companhia (nos dias 19 e 20 de novembro).
Patrícia Portela destacou também a parceria com o MEXE - 6.º Encontro Internacional de Arte e Comunidade, que acontecerá em Lisboa, Porto e Viseu.
“Vamos ter apresentações que vêm do Porto e também do Chile. Temos um grupo de adolescentes chilenas que nos vêm falar sobre o abuso e a violência nas ruas do Chile”, referiu.
Nesta temporada, será ainda mantido o ciclo de música programado com a Galeria Zé dos Bois, de Lisboa.

Autor: Irene Ferreira
2021-09-15 16:44:23

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Viseu acolhe mais uma Semana Académica entre esta quarta e a próxima terça-feira

A Semana Académica de Viseu arranca esta quarta-feira (24 de abril). Até terça-feira (30 de abril), a festa dos estudantes conta com diversas iniciativas, desde concertos, a Serenata, Missa e Benção das Pastas e o tradicional desfile académico.
O Pavilhão Multiusos recebe, na abertura, o Revenge of the 90’s, na quinta-feira os DJ’s Breyth e Zanova e na sexta-feira sobe ao palco o Baile das Novinhas.
No sábado é a vez de ProfJam, no domingo é Mizzy Miles e Saúl sobe ao palco do Multiusos na segunda-feira. Para fechar o cartaz, na terça-feira, último dia do evento estudantil, atua o rapper Dillaz.
A serenata acontece esta sexta-feira e a Missa de Finalistas (14h30) e a Bênção das Pastas no domingo.
O tradicional desfile académico, pelas ruas da cidade de Viseu, marca o dia de segunda-feira.

Local/Regional

Mangualde: Mega Caminhada liga, esta quinta-feira, Água Levada a Casal de Cima (com áudio)

Mais de uma centena de pessoas participam, nesta quinta-feira, feriado do 25 de Abril, na 11ª Mega Caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Água Levada, no concelho de Mangualde.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região e partilhar experiência com outras coletividades, como refere Carlos Henriques, o presidente. Este ano, a caminhada liga Água Levada a Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, numa distância de 14 quilómetros.
De acordo com a organização, os caminhantes vão poder desfrutar de um percurso por vias secundárias em volta do vale do Rio Castelo, com passagem pelas encostas da serra de Almeidinha. A participação na caminhada é gratuita. O encontro, em Água Levada, é às 08h45.

Local/Regional

Tondela: Vitor Kley é a 1ª confirmação na FICTON 2024

No âmbito da realização da Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON), em setembro, a autarquia anunciou, esta quarta-feira (24 de abril), o primeiro nome do cartaz musical. Trata-se da estreia de um artista internacional nas festas do concelho. O músico brasileiro Vitor Kley. De acordo com a autarquia, o cantor vai atuar no palco principal do evento a 14 de setembro.
“O Sol”, “Morena”, “Adrenalizou” e “Pupila” são algumas das músicas que não irão faltar no concerto. A FICTON cumpre este ano 30 edições entre 11 e 16 de setembro. 
 

Desporto

Futsal: Diogo Couceiro assinou pelo Viseu 2001

O Viseu 2001 chegou a acordo com Diogo Couceiro para representar o clube, que irá disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão Nacional na próxima época desportiva 2024/2025.
O ala de 22 anos, passou por clubes como CS S. João, Futsal Azeméis ou Ossela, e na época desportiva passada representou o ABC Nelas, tendo atingido a marca de melhor marcador do clube.

Desporto

Parakaraté: atleta do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, convocado para Campeonato da Europa

Atleta  do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, foi chamado, uma vez mais, para integrar a Seleção Nacional de Parakaraté para representar Portugal no Campeonato da Europa. A acompanhar o atleta mangualdense vai estar também o atleta da Guarda António Pereira.
A competição está agendada para maio, entre os dias 07 e 12, na Croácia.
O treinador, o Sensei Pedro Veloso mostra-se satisfeito com a convocatória e diz-se confiante na prova.

Local/Regional

Mensagem do Bispo de Viseu: 'Que o 25 de Abril nos lembre sempre da importância dos valores humanos'

Este ano, em que se comemoram os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, manifesto a minha gratidão a todos aqueles que contribuíram para o fim pacífico da ditadura, inaugurando um tempo marcado pela esperança de uma vida melhor e de uma sociedade mais plural e justa.
O 25 de Abril abriu as portas a um regime democrático, onde a liberdade e a responsabilidade, perante os outros e as instituições, tiveram um papel importante na mudança e transformação da sociedade portuguesa. Que esta data sirva para valorizarmos e preservarmos os valores humanos, da liberdade, da igualdade e da democracia, numa sociedade plural.
Contudo, ainda temos um longo caminho a percorrer, num mundo marcado por grandes desigualdades sociais e económicas, onde a guerra continua a afetar tantas nações. Peço a todos os cidadãos que nos empenhemos nos valores próprios da humanidade para que sejamos um povo feliz e uma nação desenvolvida, justa e próspera. Devemos, por isso, estar atentos e vigilantes no compromisso de um bem maior de todos, no respeito pelas diferenças e minorias.
Formulo votos para que os valores da Revolução dos Cravos ajudem os cidadãos na renovação, modernização, inovação e desenvolvimento de Portugal, procurando zelar pelos direitos e deveres de todos, defendo a liberdade, a igualdade e a democracia.
Participemos todos na construção de uma sociedade civil através da abertura a um pluralismo político sadio, eleições livres e liberdade do uso dos meios de comunicação social.
Faço um apelo aos católicos, politicamente comprometidos, no Governo, nas autarquias, organismos e instituições de solidariedade social, para que contribuam para erradicar a pobreza, o desemprego, as injustiças, a corrupção e as desigualdades sociais, que criam tantas vulnerabilidades na vida das pessoas. Sejamos construtores de uma sociedade plural, desenvolvida, próspera, justa, solidária e fraterna para todos.

Pelo Bispo de Viseu D. Luciano Costa