S. Pedro do Sul: Candidataura do canto a vozes de mulheres a Património Cultural Imaterial

No próximo sábado, dia 11 de setembro, no Cineteatro Jaime Gralheiro, em S. Pedro do Sul, a Associação de Canto a Vozes - Fala de Mulheres (ACVFM) vai oficializar a inscrição do canto de mulheres de matriz rural, a 3 ou mais vozes, na Lista Nacional do Património Cultural Imaterial.
O programa tem início às 14h30, com o encontro das autarquias a que pertencem os grupos que formam a Associação, para oficializar a Rede Intermunicipal, seguido do ato de oficialização da inscrição pelas 15h00.
Estarão presentes 15 grupos, num total de 165 cantadeiras e alguns cantadores: Vozes de Manhouce, Grupo de Cantares de Pindelo dos Milagres, Grupo de Cantares de Sobral de Pinho, Cantadeiras de São Martinho de Crasto, Segue-me à Capela, Rusga de Joane, Grupo Folc. Univ. do Minho, Sopa de Pedra, Grupo de Cantares do Linho, NEFUP, Mulheres do Minho, Cantadeiras do Vale do Neiva, Cramol, Grupo de Cantadeiras de Cabreiros, Grupo de Cantares de Terras de Arões.

O que é este canto a vozes?
Esta forma de cantar a três ou mais vozes sobrepostas, em movimento predominantemente paralelo, adquire localmente diferentes designações, tais como terno, lote, cramol, cantada, cantedo, cantigas, modas ou cantarola. É cultivada no centro e norte de Portugal há sucessivas gerações e pode também encontrar-se em comunidades e(ou) grupos geograficamente distantes, mas que, de algum modo, tiveram ao longo da sua história contacto com essas práticas performativas.


Publicidade

 

 


2021-09-07 17:04:14
Autor: Irene Ferreira

Outras Notícias


Local

Centro de Viseu vai contar com um novo espaço verde

Um novo espaço verde com mais de dois hectares vai ficar disponível para fruição pública no centro de Viseu, no âmbito de negociações com privados, anunciou esta quinta-feira (18 de agosto) o presidente da autarquia, Fernando Ruas.
O autarca congratula-se por, após “uma negociação extremamente bem conduzida”, que durou mais de meio ano, o espaço verde da Quinta do Serrado ficar em breve disponível para a comunidade.
“Era algo que nós tínhamos de fazer para ter cada vez mais a afirmação de cidade verde”, frisou, lembrando que, a poucas centenas de metros, se encontra o Parque Aquilino Ribeiro. Segundo Fernando Ruas, a casa principal da Quinta do Serrado será requalificada e futuramente colocada ao serviço da câmara.
O autarca explicou que está prevista “a requalificação da casa pelos promotores, que depois será disponibilizada para a câmara propiciar melhores condições à cultura” e para “apoio às atividades que depois se mostrarem importantes desenvolver naquele espaço verde”.
Fernando Ruas avançou que pretende disponibilizar o novo espaço verde rapidamente, até porque a sua principal preocupação “não é fazer muitas modificações”, uma vez que “tem beleza natural quanto baste”.
O espaço será cedido à autarquia por um período de 30 anos, renovável por mais cinco.

Cultura

Viseu: Museu da Misericórdia acolhe, ainda até domingo, exposição 'Diálogos' (com áudio)

Até domingo (21 de agosto) ainda é possível visitar a exposição “Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador", patente no Museu da Misericórdia, em Viseu. 
Uma mostra itinerante promovida pelas Dioceses de Viseu, Aveiro, Lamego e Guarda e que está exposta desde fevereiro.
A coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, relembra de que trata a exposição, que termina no domingo.

Local

Lamego: homem foi detido por suspeitas de fogo posto

Por suspeitas de ter ateado um incêndio em área florestal, no concelho de Lamego, um homem de 59 anos foi detido pela Polícia Judiciária.
Segundo as autoridades, o fogo ocorrido no sábado, dia 13 de agosto, colocou em perigo uma densa mancha florestal, habitações, um parque eólico e ainda a circulação na A24. A PJ refere que as consequências do incêndio não foram maiores devido à rápida deteção e intervenção de várias corporações de bombeiros e dois meios aéreos.

Desporto

Mangualde: 'Karaté para todos' juntou mais de 20 crianças e jovens

Mais de 20 crianças e jovens participaram na iniciativa “karaté para Todos”, promovida pelo núcleo de Mangualde da Associação Pais-em-Rede, em parceria com a União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e o com o Centro Bujutsu de Mangualde.
Segundo a organização, a atividade teve como objetivos promover a consciencialização para a inclusão, assim como dar a conhecer a modalidade do karaté e Parakaraté.
A dinamizar a iniciativa esteve o Sensei Pedro Veloso e o atleta, João Azevedo.

Local

Protocolo estabelece laços de amizade e cooperação entre Viseu e Taiyuan

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu e o Presidente da Câmara da Cidade de Taiyuan, Zhang Xinwei, celebraram uma carta de intenção para o estabelecimento de uma relação amigável entre ambas as cidades portuguesa e chinesa.
Numa cerimónia online, ambos os autarcas firmaram um acordo que pretende o desenvolvimento de laços de amizade, entendimento e cooperação em áreas como a economia, o comércio, a ciência e tecnologia, a cultura, a educação, o desporto, a saúde, os recursos humanos, entre outras. Esta é a primeira vez que o município de Viseu inicia relações de geminação com uma cidade chinesa. 
“Viseu e Taiyuan partilham pontos em comum: uma identidade e história com mais de 2500 anos; a preocupação crescente para com a sustentabilidade ambiental, uma cidade mais “verde” e “amiga do ambiente”; a aposta na educação – e na inclusão na educação”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas.
“Mais do que uma carta de intenção, este é um compromisso para com as nossas populações, as gerações atuais e futuras, de trabalhamos conjuntamente para uma cooperação enriquecedora, de partilha de conhecimentos e boas práticas, para o planeamento e concretização de políticas e estratégias municipais de sucesso”, concluiu.

“Tanto Taiyuan como Viseu têm uma longa história e uma cultura esplêndida, têm muitos pontos de convergência. Têm um forte desejo e uma boa base para aprender uns com os outros e alcançar a prosperidade comum”, sublinhou o presidente da Câmara da Cidade de Taiyuan, Zhang Xinwei. “Esperamos sinceramente que a assinatura da carta de intenções seja uma oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação mutuamente benéfica, promover o desenvolvimento comum, dar as mãos, levar adiante o passado e seguir em frente, continuar a escrever um novo capítulo de trocas amistosas num novo ponto de partida e, em conjunto, fazer novos progressos no aprofundamento das relações entre a China e Portugal”, ressalvou o Presidente Zhang Xinwei.

Cultura

Sátão: Festas de S. Bernardo começam esta quinta-feira (com áudio)

A vila de Sátão é palco, entre esta quinta-feira e domingo (18 a 21 de agosto), das tradicionais Festas de S. Bernardo. Uma organização da autarquia e dos Bombeiros Voluntários do concelho.
Esta noite de quinta-feira fica marcada pelo Festival de Folclore e Música Popular.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Vaz, a música e animação vão ser uma constante e para todos os gostos.
A par da música, e até domingo, também tem lugar a Feira Anual, a Feira do Gado, a Entrega do Prémio Literário, entre outras atividades. No sábado (20 de agosto), é feriado municipal no concelho.