Parque florestal de Lamego e Viseu beneficiam de medida de Resiliência dos Territórios Face ao Risco

Parques florestais de Lamego e Viseu vão beneficiar do programa Resiliência dos Territórios Face ao Risco que disponibiliza 1,5 milhões de euros para sete parques situados em espaços urbanos na região norte do país. Para além de Lamego também a Quinta do Soqueiro em Viseu é contemplada.
O programa governamental Resiliência dos Territórios Face ao Risco foi esta quarta-feira (11 de agosto) apresentado, e disponibiliza 45 milhões de euros para ações de recuperação, beneficiação e rearborização de áreas florestais, mas também para a modernização dos viveiros públicos.
“São de facto 45 milhões de euros destinados ao restauro dos ecossistemas”, disse aos jornalistas o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
A verba será utilizada para intervir nos perímetros florestais, onde o ministro destacou o “papel da maior relevância” das associações de produtores florestais, “mormente dos baldios”.
Outro objetivo, acrescentou João Pedro Matos Fernandes, passa pelo combate à desertificação.
“O deserto não se combate regando, não vale a pena ir com mangueiras. O deserto combate-se garantindo que o solo é mais rico, tem mais matéria orgânica e a forma mais perene de garantir que essa matéria orgânica está no solo é plantando árvores”, argumentou.
O ministro do Ambiente avisou ainda que, para cumprir o objetivo do Governo de que Portugal tenha uma floresta “essencialmente baseada em árvores autóctones”, não existem plantas e sementes em quantidade suficiente para poder plantar todas as árvores novas que se quer.
“E, por isso mesmo, este grande investimento nos viveiros, esta descoberta de um Portugal onde não existem ainda viveiros de plantas dunares e a criação de um deles”, frisou Matos Fernandes, aludindo, também, ao investimento nos parques florestais, “alguns deles abandonados e que, estando na periferia próxima dos centros urbanos, são grandes espaços de educação ambiental e de educação para a floresta”.
A maior ‘fatia’ - 25 milhões de euros - fica reservada para a recuperação e manutenção dos territórios submetidos ao Regime Florestal (Matas Nacionais e Perímetros Florestais), dos quais poderão ser beneficiários o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e entidades gestoras dos baldios.
Dez milhões de euros são destinados à “[re]arborização de áreas ambientalmente sensíveis e suscetíveis à desertificação e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo”.
O programa disponibiliza ainda dois milhões de euros para mais do que duplicar a capacidade de produção de plantas nos viveiros públicos (prevendo uma produção média anual de 2,25 milhões), mas também investir no Centro Nacional de Sementes florestais.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-11 16:29:52

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Política

O distrito de Viseu ficarrepresentado no Governo liderado por Luís Montenegro

António Leitão Amaro, que a 10 de março foi eleito deputado do PSD pelo círculo eleitoral de Viseu, foi escolhido para ser ministro da Presidência. Leitão Amaro é do concelho de Tondela, vice-presidente do PSD e foi secretário de Estado. 
A escolha do cabeça de lista por Viseu para integrar o Governo leva a mexidas nos deputados social-democratas eleitos por Viseu.
Assim, com a saída de Leitão Amaro, Carlos Santiago, presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, entrará no Parlamento, uma vez que era o quarto nome da lista por Viseu.
Outro nome de Viseu que integra o XXIV Governo Constitucional é Dalila Rodrigues como ministra da Cultura.
De entre os diversos cargos que já ocupou, Dalila Rodrigues esteve à frente do Museu Grão Vasco, em Viseu, entre 2001 e 2004.
A nova ministra, doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, é professora coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e professora catedrática convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

A tomada de posse dos novos ministros está agendada para terça-feira (02 de abril), às 18h00, no Palácio da Ajuda. 

Local/Regional

Chuva e vento forte mantém-se para esta quinta-feira, na região de Viseu

Esta quinta-feira (28 de março), o distrito de Viseu vai continuar com previsão de chuva, por vezes forte. A região vai ainda contar, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com aviso amarelo, devido ao vento que vai continuar a soprar forte e com rajadas.
Vento forte que, esta quarta-feira, provocou a queda de diversas árvores um pouco por todo o distrito viseense. O tempo instável vai manter-se até à primeira semana de abril. A Páscoa promete ser de chuva e com temperaturas ligeiramente  mais baixas.

País

GNR e PSP podem recrutar quase 200 civis para terem mais guardas e polícias em funções operacionais

A GNR e a PSP foram autorizadas a recrutar um total de 193 trabalhadores civis, permitindo transferir para funções operacionais militares e polícias afetos a funções não operacionais.
De acordo com o Ministério da Administração Interna, globalmente, serão 300 os funcionários civis a admitir por várias entidades, como a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Emergência e
Proteção Civil (ANEPC), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Esse recrutamento de 300 civis será possível por duas vias: 125 através do já previsto procedimento concursal centralizado (inicialmente com 1.000 vagas e agora com 1.200 previstas) e 175 em concursos adicionais para funções especializadas – nomeadamente médicos, enfermeiros e informáticos.

Local/Regional

Tondela: Termas de Sangemil reabrem na próxima terça-feira

As Termas de Sangemil, localizadas em Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, reabrem na próxima terça-feira (02 de abril) para mais uma temporada balnear. O complexo fica de portas abertas até dia 30 de novembro.
Antes da reabertura, o balneário sofreu uma intervenção de manutenção e pequenas reparações por parte das brigadas municipais por forma a que tudo esteja pronto, em segurança e nas devidas condições para o arranque de mais uma época termal.
As caldas de Sangemil realizam curas de doenças reumatológicas e músculo- esqueléticas e ainda das vias respiratórias. No spa estão disponíveis massagens vichy ou a seco, duche de jato ou circular, entre outros tratamentos de bem-estar.
As águas são captadas a uma profundidade de cerca de 100 metros a uma temperatura de 49 graus. O atual complexo termal abriu ao público em 1994, mas as águas sulfurosas são usadas para efeitos terapêuticos há três séculos.
Em 2023, as Termas de Sangemil receberam 637 aquistas, a maioria deles (468) procurou a estância para realizar curas terapêuticas. Foram ainda realizados no complexo 169 tratamentos ligados ao bem-estar.

Local/Regional

Vouzela comemora Dia Internacional do Livro Infantil, esta terça-feira

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora esta terça-feira, 02 de abril, data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a Câmara Municipal de Vouzela vai assinalar a efeméride com a apresentação de dois livros infantis.
"Xavier e a sua Bola de Sabão", da vouzelense Suzana Mendes Ramos, e "O meu Amigo Tobi", da sampedrense Diana Cunha Lopes, são as obras que vão estar em destaque na sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de abril, em Vouzela, pelas 15h00.
Para além de dar a conhecer o trabalho de autoras da região, a atividade pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Mundo

Páscoa Feliz!

Hoje é Domingo de Páscoa. No calendário cristão, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.
A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.
Em Portugal, em diversas localidades, a população católica ainda recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.