Autárquicas: Mafalda Vilarigues continua na luta por Penalva do Castelo pela CDU

A candidata da CDU à Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Mafalda Vilarigues, volta a candidatar-se, porque continua a acreditar que o projeto da coligação para o concelho “é o melhor” para os interesses da população.

“Continuo a achar que este projeto da CDU é o melhor para Penalva do Castelo. Não chegámos a eleger nenhum mandato, nem deputado na assembleia municipal, mas os interesses da população continuam a ser a nossa luta diária”, defendeu Mafalda Vilarigues.

Aos 47 anos, repete o desafio de 2017 “por continuar a fazer sentido lutar pela presença da CDU nos órgãos municipais”, uma vez que, justificou à agência Lusa, “os concelhos onde a CDU é força local têm tido reconhecimento de bons projetos e de uma boa força política”.

Mafalda Vilarigues, que disse que é a pessoa que representa uma equipa que trabalha em prol dos interesses da população de Penalva do Castelo e, isso, “é uma luta que acontece no dia a dia, há muitos anos”.

A candidata da coligação que reúne o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), técnica de informática de formação, lembrou as lutas em que o partido esteve envolvido, “como no combate ao fecho de balcões de atendimento” no concelho e, a título de exemplo, apontou o serviço de finanças.

“Mas mantemo-nos sempre ativos em várias frentes. Os penalvenses devem ter melhor educação, mais cultura, melhor saúde e proteção social. Continuamo-nos a debater na preservação do ambiente e do património natural, o direito à habitação e aos transportes”, enumerou.

A candidata também destacou “os direitos dos trabalhadores agrícolas”, uma vez que é um concelho onde “a agricultura prevalece, nomeadamente com produtos como a vinha e a mação, assim como o queijo” da serra da Estrela.

“Agora o presidente da câmara está com uma grande bandeira chamada ETAR [estação de tratamento de águas residuais], mas estamos na segunda década do século XXI. Se eu comparar com a minha terra natal, Arraiolos [Évora], as ETAR já estão feitas desde a década de 80 do século passado”, apontou.

No seu entender, Penalva do Castelo “já devia estar com outras preocupações, que não as básicas” e, enquanto funcionária de uma estação de serviço, Mafalda Vilarigues disse que contacta “muita gente e isso ajuda a conhecer melhor os anseios das pessoas e dos penalvenses em particular”.

“Queremos eleger um vereador ou deputado municipal, porque nós somos a voz ativa das populações e a voz das pessoas é muito importante, é a que mais interessa. É a voz delas que tem de se fazer ouvir junto do poder”, defendeu.

Neste sentido, deu como exemplo “as próprias assembleias municipais, onde o cidadão poderia ter voz ativa, mas isso não acontece, porque elas realizam-se em horário laboral e assim é difícil as pessoas marcarem presença para exporem os seus problemas”.

Mafalda Vilarigues concorre à Câmara Municipal de Penalva do Castelo, nas eleições marcadas para 26 de setembro, com o atual presidente, Francisco Carvalho, (PS) e ainda Pedro Monteiro (PSD).

Em 2017, O PS obteve quatro mandatos, ao conquistar 67,87% dos votos, e a oposição, a coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM, que conseguiu 24,74% do eleitorado, conquistou um mandato. Na altura havia 8.160 cidadãos inscritos dos quais votaram 64,73%.

Autor: Irene Ferreira
2021-08-09 11:51:42

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Mega Caminhada liga, esta quinta-feira, Água Levada a Casal de Cima (com áudio)

Mais de uma centena de pessoas participam, nesta quinta-feira, feriado do 25 de Abril, na 11ª Mega Caminhada organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Água Levada, no concelho de Mangualde.
Uma iniciativa que pretende dar a conhecer a região e partilhar experiência com outras coletividades, como refere Carlos Henriques, o presidente. Este ano, a caminhada liga Água Levada a Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, numa distância de 14 quilómetros.
De acordo com a organização, os caminhantes vão poder desfrutar de um percurso por vias secundárias em volta do vale do Rio Castelo, com passagem pelas encostas da serra de Almeidinha. A participação na caminhada é gratuita. O encontro, em Água Levada, é às 08h45.

Local/Regional

Tondela: Vitor Kley é a 1ª confirmação na FICTON 2024

No âmbito da realização da Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON), em setembro, a autarquia anunciou, esta quarta-feira (24 de abril), o primeiro nome do cartaz musical. Trata-se da estreia de um artista internacional nas festas do concelho. O músico brasileiro Vitor Kley. De acordo com a autarquia, o cantor vai atuar no palco principal do evento a 14 de setembro.
“O Sol”, “Morena”, “Adrenalizou” e “Pupila” são algumas das músicas que não irão faltar no concerto. A FICTON cumpre este ano 30 edições entre 11 e 16 de setembro. 
 

Desporto

Futsal: Diogo Couceiro assinou pelo Viseu 2001

O Viseu 2001 chegou a acordo com Diogo Couceiro para representar o clube, que irá disputar o Campeonato Nacional da 3ª Divisão Nacional na próxima época desportiva 2024/2025.
O ala de 22 anos, passou por clubes como CS S. João, Futsal Azeméis ou Ossela, e na época desportiva passada representou o ABC Nelas, tendo atingido a marca de melhor marcador do clube.

Desporto

Parakaraté: atleta do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, convocado para Campeonato da Europa

Atleta  do Centro Bujutsu de Mangualde, João Azevedo, foi chamado, uma vez mais, para integrar a Seleção Nacional de Parakaraté para representar Portugal no Campeonato da Europa. A acompanhar o atleta mangualdense vai estar também o atleta da Guarda António Pereira.
A competição está agendada para maio, entre os dias 07 e 12, na Croácia.
O treinador, o Sensei Pedro Veloso mostra-se satisfeito com a convocatória e diz-se confiante na prova.

Arte e Cultura

Sátão: Cineteatro Municipal recebe peça sobre o 25 de Abril, esta quinta-feira

O Município de Sátão, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, acolhe esta quinta-feira, 25 de abril, às 15h30, o Teatro ABC, da Companhia Nacional de Teatro Português, para apresentar a peça “25 de abril Sempre!”, da autoria e direção de Nuno Miguel Henriques.
"As consequências sociais e culturais da Revolução do 25 de abril que ainda hoje se refletem na sociedade, serão abordadas nesta peça que será apresentada aos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Sátão e ao público em geral", explica a autarquia.
"Com a apresentação, vamos assistir a uma perspetiva do antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974", acrescenta. A iniciativa tem entrada livre no Cineteatro Municipal.

Local/Regional

Centro Histórico de Viseu volta a ficar sem carros, aos fins-de-semana e feriados, até setembro

Este ano, o Município de Viseu volta a interditar a circulação automóvel no Centro Histórico. Sob o mote "Centro Histórico, Verão sem Carros”, até dia 21 de setembro, a zona mais antiga da cidade viseense fica encerrada ao trânsito às sextas-feiras e vésperas de feriados, entre as 19h00 e as 02h00, aos sábados, entre as 16h00 e as 02h00, assim como aos domingos e feriados, entre as 15h00 e as 00h00. 
De acordo com a autarquia, a Polícia Municipal de Viseu será responsável pela realização dos respetivos cortes de trânsito, acompanhando e prestando apoio no terreno. “A interdição no Centro Histórico contempla os principais acessos à zona antiga, nomeadamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia. Nos dias em que existam espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte será realizado no início da Travessa da Misericórdia”, explica.
O acesso a moradores da zona histórica, pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada e clientes das unidades hoteleiras, será autorizado, excecionalmente, pela Porta do Soar, em sentido inverso, sendo a saída realizada pela Rua Chão do Mestre, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte e, consequentemente, Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.
“Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia”, acrescenta a Câmara Municipal.
A Linha Violeta do MUV, nos horários de condicionamento, não passará pelas vias interditas.