Termas Centro e mais 11 redes de turismo juntas em campanha de preservação da natureza

O consórcio Termas Centro associou-se a uma campanha nacional que desafia os portugueses a serem responsáveis e a pensarem no meio ambiente durante os meses de verão, altura em que há mais afluência às áreas naturais e protegidas.
A iniciativa tem como mote o apelo “Obrigado por Cuidar do Nosso País” e junta 12 redes de turismo. As Termas Centro, a ADERE Peneda-Gerês, as Aldeias de Montanha, as Aldeias do Xisto, as Aldeias Históricas de Portugal, o Geopark Naturtejo, as Heranças do Alentejo, os Lugares da Serra Alentejana, as Montanhas Mágicas, a Rota da Terra Fria Transmontana, a Rota do Românico e a Rota Vicentina irão mostrar, durante o mês de agosto, que o futuro do turismo está na preservação da natureza e da cultura local.
Abastecer-se com produtos locais, deixar menos lixo do que encontrou, respeitar os ritmos de vida locais, investir o valor justo pela qualidade, procurar informações sobre a região e as suas particularidades e não sobrecarregar locais sensíveis, são algumas das mensagens da iniciativa, que decorre nas redes sociais das 12 redes de turismo.
A ideia, que partiu do Turismo de Portugal, teve como objetivo juntar 12 redes colaborativas especialmente procuradas pela sua vasta oferta em Turismo de Natureza e Turismo Ativo. É o caso das Termas Centro, uma vez que a grande maioria das estâncias termais estão inseridas em territórios rodeados pela natureza.
“As estâncias das Termas Centro estão situadas em locais de grande beleza natural e tranquilidade, com uma envolvência que convida a usufruir da natureza e a praticar o turismo ativo. As Termas têm, aliás, um papel decisivo na promoção da saúde, não só pelos tratamentos terapêuticos, mas também pelo estímulo da atividade física que proporcionam. Não surpreende, por isso, que as Termas Centro estejam na primeira linha da defesa da sustentabilidade e da preservação da natureza”, explica Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro.

Autor: Irene Ferreira
2021-07-30 15:09:13

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

'Viseu Destino Gastronómico' celebra os saberes, sabores e aromas do Dão, este fim de semana

Depois de no passado mês de fevereiro o distrito de Viseu ter sido eleito “Destino Gastronómico do Ano”, pela Revista de Vinhos, na 27ª edição dos prémios “Os Melhores do Ano 2023”, a cidade de Viseu recebe no próximo fim-de-semana (19, 20 e 21 de abril) a iniciativa “Viseu Destino Gastronómico”. O evento, que tem como padrinho o Chef Diogo Rocha, acontece no Mercado 2 de maio e dá a conhecer histórias e provas de sabores e petiscos, com provas de vinhos e azeite. Música e workshops fazem também parte.
Os operadores de restauração vão fazer apresentações e demonstrações de conceitos e pratos e vão confecionar sabores e petiscos para degustação, da cozinha tradicional à contemporânea. Provas de vinhos com produtores e Quintas do Dão, workshops para os amantes dos néctares da região e música à mistura prometem ser os atrativos.
Na sexta-feira, o evento abre portas às 18h00 com a DJ Rita Mendes a acompanhar o Chef Diogo Rocha no momento – o TRI(ELO).
À noite, pelas 21h00, o palco do Mercado 2 de Maio volta a vibrar com a cantora e atriz portuguesa Sofia Escobar.
A tarde de sábado reserva dois workshops alusivos à temática dos vinhos. Ainda no sábado, pelas 16H00, a música é com o DJ GRYZZLER.  Pelas 21h00, o palco do Mercado 2 de Maio, no piso superior, recebe a atuação do Coletivo Gira Sol Azul.
No domingo, terceiro e último dia do “Viseu Destino Gastronómico”, o Mercado abre as portas pelas 12h00. Ao longo da tarde, vários restaurantes ocupam a cozinha do Mercado 2 de Maio. Ao final da tarde, a música fica a cargo do DJ The Rock.

Local/Regional

Resende: um homem foi detido por violência doméstica

Por violência doméstica, um homem de 46 anos foi detido pela GNR, no concelho de Resende.
No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares depararam-se com um veículo a circular em sentido oposto, tendo verificado que o condutor desferia várias agressões na passageira, que seguia ao lado. Os militares abordaram o veículo, tendo verificado que a passageira era esposa do condutor, a qual estava amedrontada e em pânico, sendo evidentes vários ferimentos em toda a face e pescoço.
No seguimento das diligências policiais o homem foi detido para ser presente a Tribunal.
A GNR reforça que a violência doméstica é um crime público e que denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Local/Regional

Moimenta da Beira: um homem foi detido por posse ilegal de arma

Por posse ilegal de arma, no concelho de Moimenta da Beira, a GNR deteve um homem de 70 anos. No âmbito de uma investigação pelo crime de ameaças que decorria há cerca de dois meses, os militares apuraram que o suspeito era detentor de uma arma de fogo. No seguimento da ação foi dado cumprimento a uma busca domiciliária, que culminou na apreensão de uma arma de fogo e 11 munições.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Local/Regional

Nelas: mais de 800 idosos do concelho beneficiam do Cartão Senior

No concelho de Nelas foram atribuídos, na segunda-feira (15 de abril), mais 102 Cartões Seniores. Segundo a autarquia local, são já mais de 800 os idosos que beneficiam das vantagens e descontos do cartão que abrange cerca de 120 espaços comerciais, serviços e indústrias do concelho de Nelas.
Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal, reforçou a importância da resposta social “que vai ao encontro das necessidades da população sénior local e que valoriza a participação e envolvimento dos comerciantes locais enquanto elementos fundamentais para a concretização deste projeto”.
O Cartão Sénior é disponibilizado a todos os residentes e/ou naturais do concelho de Nelas, com idade igual ou superior a 66 anos, de forma totalmente gratuita. A adesão poderá ser solicitada junto do Balcão Único da Loja do Cidadão de Nelas ou espaços do Cidadão de Canas de Senhorim e Santar/Moreira.

Local/Regional

Viseu Dão Lafões debate combate aos fogos florestais em Mangualde, Madrid e Bruxelas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai organizar um conjunto de três workshops em Mangualde, Madrid e Bruxelas, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Os workshops, intitulados “Igniting Change", têm como objetivo divulgar os primeiros resultados do projeto, bem como partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas, com relevância regional e nacional.
O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, vai realizar-se esta quarta-feira, dia  17 de abril, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O programa inclui uma primeira parte dedicada à apresentação dos resultados por parte dos parceiros do projeto, nomeadamente a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Segue-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que conta com intervenções de entidades como a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.
Mais dois workshops estão agendados para Madrid e Bruxelas, a 07 e 22 de maio. Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. “Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território”, explica a CIM.

Local/Regional

Penalva do Castelo: despiste de trator provoca um morto na freguesia de Pindo

Uma vítima mortal, um homem, é o resultado de um acidente de trator ocorrido na manhã desta terça-feira (16 de abril), no concelho de Penalva do Castelo.
De acordo com informações do Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil Viseu Dão Lafões, tratou-se do despiste do trator na Estrada Municipal 1468, próximo da Quinta da Vinha, na freguesia de Pindo.
O acidente aconteceu poucos minutos depois das 09h00. Para o local foram chamados os Bombeiros de Penalva do Castelo, a VMER de Viseu e a GNR, num total de 10 operacionais apoiados por quatro viaturas.