Cáritas Diocesana de Viseu implementa o programa 'Bairros Saudáveis' no bairro social de Paradinha

A Cáritas Diocesana de Viseu viu aprovada a candidatura ao programa “Bairros Saudáveis” que irá ser implementado no Bairro Social de Paradinha até maio do próximo ano.
Segundo a Cáritas, o bairro de Paradinha cumpre alguns dos critérios de elegibilidade definidos pelo Regulamento do Programa, nomeadamente condições de habitabilidade deficientes ou precárias, número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso e número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono.
“Assim, propusemos um projeto que engloba ações integradas para uma dotação financeira de 50 mil euros com o objetivo de promover redes comunitárias e de vizinhança, através da educação ambiental e do desenvolvimento de competências sociais”, explica.
Serão trabalhadas as áreas do eixo social, eixo ambiental, intervenções de qualificação do espaço público e/ou comum, melhoria da limpeza urbana e ações de educação ambiental.
Ao nível das atividades a desenvolver com os participantes do projeto, a Cáritas Diocesana de Viseu propõe um ateliê de carpintaria, a criação e manutenção de uma Horta Indoor e a criação de um espaço exterior de compostagem.
A Cáritas Diocesana de Viseu, enquanto instituição promotora, convidou entidades parceiras para a execução do projeto, nomeadamente, a Câmara Municipal de Viseu, a Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador, o ACES Dão-Lafões, e o Grupo Informal de Moradores do Bairro Social de Paradinha.

Autor: Irene Ferreira
2021-10-21 14:43:08

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local/Regional

Mangualde: Curso Profissional de Saúde promove Jornadas de Saúde na Biblioteca Municipal (com áudio)

A Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe, esta quinta e sexta-feira (18 e 19 de abril), as 1ªs Jornadas de Saúde promovidas pelo grupo de alunas que há três anos frequentam o Curso Profissional de Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
De acordo com Ana Marto, uma das professoras envolvidas na organização, o objetivo é realçar a importância da saúde e dos serviços de saúde na comunidade.
Ao longo dos dois dias, técnicos de saúde, professores e autoridades falam sobre diversas temáticas, desde “Violência no namoro”, “A parentalidade positiva”, “A adolescência”, “O envelhecimento em segurança”, entre outras.

Local/Regional

Desfile de moda do Palácio do Gelo, em Viseu, é no próximo sábado

Com o objetivo de mostrar as tendências de moda primavera/verão, o Palácio do Gelo, em Viseu, promove mais um desfile na noite do próximo sábado (20 de abril), com a participação das diversas lojas do espaço comercial. A iniciativa serve ainda para assinalar os 16 anos do centro comercial.
Ao longo de mais de duas horas, o evento, no piso 0, vai contar com a presença na passerelle da atriz e modelo Liliana Santos e do casal de influencers Miguel & Raquel. A apresentação volta a estar a cargo de Catarina Furtado.
A passadeira da moda também será pisada pelo manequins da agência Best Models. Áurea também vai subir ao palco.
O desfile de moda tem início às 21h30.

Local/Regional

Cartazes da revolução do 25 de abril estão patentes no Museu Municipal de Vouzela

Está patente, desde esta quarta-feira (17 de abril), no Museu Municipal de Vouzela a exposição "Cartazes da Revolução", alusiva ao cartaz político durante os anos da revolução do 25 de Abril.
A mostra é composta por uma seleção de 35 cartazes políticos originais pertencentes à coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 05 de maio.

Local/Regional

Viseu: homem foi detido por resistência e coação a agente da PSP

Pelo crime de resistência e coação sobre um agente da PSP de Viseu, um homem de 41 anos foi detido.
No decorrer de uma intervenção policial, em que um fiscal administrativo de estacionamento solicitou o apoio à polícia, ao abordar o suspeito, o mesmo adotou um comportamento agressivo, não colaborante, proferindo palavras injuriosas contra os agentes policiais.
A PSP explica que apesar de o indivíduo ser advertido para terminar com o tal comportamento, o mesmo não acatou, pelo que foi detido.

Saúde e Bem-Estar

Mangualde: Termas de Alcafache abriram, esta semana, nova época termal (com áudio)

Na segunda-feira (15 de abril), abriu a nova época nas Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde. Até ao final do mês de novembro a estância termal conta com a vertente de terapêutica e de lazer, através de um SPA, como refere a diretora. 
Helena Marcos realça ainda o sossego e a natureza que envolve a estância termal de Alcafache.
As Termas de Alcafache disponibilizam tratamentos músculo esqueléticos e para as vias respiratórias. Os tratamentos continuam a ser comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que segundo Helena Marcos é uma mais valia para que a população continue a usufruir das terapêuticas termais.
As Termas de Alcafache, no concelho de Mangualde, existem desde 1962.

Local/Regional

Viseu: Escola Superior de Tecnologia de Gestão debate Ciência e Ambiente, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, dia 18 de abril, o Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV) promove o 3º Workshop – Rumo à Investigação nas Escolas (RAINE), sobre o tema Ciência e Ambiente.
De acordo com o IPV, o evento destaca a importância do estudo e avanço das ciências para a compreensão e resolução dos desafios ambientais que enfrentamos, como a crise climática e a perda de biodiversidade. "Com uma abordagem baseada em evidências científicas, busca-se apresentar soluções para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente para as futuras gerações", explica.
"Neste workshop, espera-se que os intervenientes, docentes do Departamento de Ambiente da ESTGV e alunos do ensino secundário da região de Viseu, abordem diversas áreas do conhecimento relacionadas com o papel da ciência na proteção do ambiente. Serão abordados temas como medidas de proteção na conservação de habitats, preservação de espécies ameaçadas de extinção, efeitos do aquecimento global, impactes ambientais e promoção de práticas mais sustentáveis", acrescenta.
O evento vai contar com a participação de diversas escolas da região, onde são esperadas mais de 200 pessoas "interessadas em contribuir para um debate construtivo e enriquecedor sobre a relação entre ciência e meio ambiente".