Em Moimenta da Beira foi implementado, este mês de setembro, o projeto "Radar Social", a pensar no combate à pobreza e à exclusão social. De acordo com a autarquia, é um projeto de nova geração de equipamentos e respostas sociais "baseado no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social municipal".
O projeto da Câmara Municipal conta com uma equipa de três técnicas a trabalhar para o concelho de Moimenta da Beira. "Através desta medida, será estudado e implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso concelho, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado", explica.
Os trabalhos vão decorrer em duas fases: na primeira para fazer o diagnóstico social e preparar o plano de desenvolvimento social e o plano de ação e na segunda fase para a georreferenciação social do território. Será posto em prática o plano de ação preparado na primeira fase. Segundo a Câmara Municipal, um trabalho para ser feito em 27 meses.