Farmácias do distrito de Viseu aderem a campanha solidária ABEM até 25 de maio

Arrancou esta segunda-feira (16 de maio), nas farmácias aderentes do distrito de Viseu, a angariação de fundos da campanha “1€ abem”, promovida a favor do Programa abem:.
A iniciativa, que decorre até dia 25 maio, convida os portugueses a doarem um euros ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado pela ação será inteiramente aplicado na aquisição de medicamentos, produtos e serviços de saúde para os beneficiários abrangidos pelo programa.

“O Programa abem: ajuda os mais vulneráveis, permitindo-lhes ter a sua medicação de forma gratuita. 
“De 16 a 25 de maio somos todos convidados a doar um euro para ajudar as famílias mais carenciadas a terem acesso aos medicamentos prescritos que necessitam para viver. Esta campanha é essencial para combater a exclusão onde ela mais dói, na saúde!”, apela António Costa, farmacêutico.
No distrito de Viseu existe uma rede de 40 Farmácias abem: onde os 313 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem: a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 21.920 embalagens de medicamentos no distrito de Viseu no âmbito do programa.
Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 16 e 25 de maio, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7

- Via MBWAY: 932 440 068
A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Do distrito são vários os municipios que se associaram à iniciativa:
Mangualde; Nelas; Viseu; Castro Daire; Mortágua; Oliveira de Frades; Penedono e Tabuaço

 

Autor: Irene Ferreira
2022-05-16 17:40:04

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Desporto

Eleições para a AFV decorrem esta sexta-feira. José Carlos Lopes é recandidato à presidência

A Associação de Futebol de Viseu (AFV) vai a eleições esta sexta-feira (19 de abril). O atual presidente, José Carlos Lopes, é candidato único para mais quatro anos à frente do organismo.
Aquando da recandidatura, José Carlos Lopes realçou a “transparência, dedicação e proximidade” como valores fundamentais para o segundo mandato. A lista, liderada pelo atual presidente, conseguiu o apoio de 88 Clubes/SAD’s /Núcleos de árbitros, num total de 94. 
O ato eleitoral decorre na sede da AFV entre as 16h00 e as 21h00.

Local/Regional

Mangualde: requalificação de moinhos do Coval já arrancou (com áudio)

Já arrancaram os trabalhos de conservação de quatro moinhos de água, dos 12 localizados no Coval, na freguesia de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde.
A Junta de Freguesia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), tinha apresentado uma candidatura ao programa "Renovação de Aldeias", a qual foi aprovada com financiamento a 80 por cento. A intervenção tem um custo de mais de 105 mil euros.
Este mês de abril arrancaram os trabalhos pela empresa Arqueohoje. O coordenador da equipa explicou que a intervenção está numa fase inicial, que abrange a limpeza do que resta dos moinhos.
António Morgado garante que é objetivo manter, o mais possível, os traços originais das estruturas.
Para além da recuperação de quatro moinhos, a intervenção abrange ainda a reconstrução de um lagar de azeite e, pelo menos, dois acessos ao Coval.
O prazo para a execução dos trabalhos é o final do verão deste ano. Apesar de admitir o grau de dificuldade das obras, António Morgado acredita que a equipa consegue cumprir com as datas.

Arte e Cultura

Teatro Viriato recebe Sarra Barros Leitão para dar vida a discursos da Assembleia da República

A encenadora Sara Barros Leitão regressa ao Teatro Viriato, esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de abril, com a peça “Guião para um país possível”. Um espetáculo de teatro criado a partir dos discursos proferidos nos últimos 50 anos da democracia portuguesa.   
Sara Barros Leitão partiu desses registos para criar o “Guião para um país possível”, pois queria “descobrir como é que poderia contar uma parte da história, a partir de um lugar que é, também ele, uma conquista dessa democracia: uma assembleia plural, representativa, com eleições livres, onde podem estar representados todos os partidos, da esquerda à direita.” 
“Contrariamente a outros espetáculos meus, desta vez não assino o texto, mas sim a dramaturgia, pois decidi que não queria escrever uma única palavra minha. Dediquei-me a construir um espetáculo usando apenas o que consta nos Diários. Por mais incrível que às vezes possa parecer, nada do que é dito no espetáculo é inventado, e já foi, alguma vez, dito na Assembleia da República. Assim, estas são as primeiras palavras que escrevo sobre este espetáculo, até aqui, tratou-se de um trabalho de retalho, de costura, de corta e cose”, refere. 
O espetáculo é apresentado ao ensino secundário e superior, esta sexta-feira, às 15h00, e ao público geral no sábado, às 17h00. 

Local/Regional

Escolas do concelho de Vouzela unem-se para celebrar Abril, esta sexta-feira

"À Descoberta de Abril" é o nome do espetáculo que os alunos do concelho do Vouzela vão protagonizar esta sexta-feira (19 de abril), pelas 21h00, no cineteatro João Ribeiro.
A iniciativa pretende ser uma celebração dos valores de abril e conta com vários momentos, desde poesia, dramatização, música, ginástica e danças africanas.
A organização está a cargo do Agrupamento de Escolas de Vouzela, da Associação Grupo de Ginástica de Vouzela, do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, Escola Profissional de Vouzela e do Município de Vouzela.

Local/Regional

Semana de Oração pelas Vocações junta jovens e seminaristas da Diocese de Viseu

Os Jovens da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu, em conjunto com os seminaristas, juntam-se em vigília, na sexta-feira, dia 19 de abril, no Seminário Maior de Viseu, a partir das 21h16. De acordo com a Diocese, juntos vão refletir e rezar sobre o tema “E Agora? Para quem sou eu?”, integrado na Semana de Oração Pelas Vocações.
Também durante o fim de semana, dias 20 e 21 de abril, os seminaristas vão estar presentes numa ação da Pastoral Vocacional, nas paróquias de Rio de Loba (Viseu) e de Junqueira e Arões (Vale de Cambra), onde os estagiários Alexandre Ribeiro e Eduardo Abrantes, respetivamente, irão receber o ministério de Acólito, que o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, lhes conferirá, e que marca o caminho para o sacerdócio. No sábado, às 18h00, a celebração da eucaristia será na Igreja Paroquial de Rio de Loba, e no domingo, às 16h00, na Paróquia de Junqueira.

Local/Regional

S. Pedro do Sul: Feira da Laranja arranca esta sexta-feira em Valadares

A aldeia de Valadares, no concelho de S. Pedro do Sul, recebe, entre esta sexta-feira e domingo (de  19 a 21 de abril), a 21ª Feira da Laranja. Uma iniciativa promovida pela freguesias local.
O evento conta, ao longo dos três dias, com diversos expositores e produtores, a atuação de diversos grupos de música, oficinas de dança, ações de sensibilização, arruada de concertinas e bombos, entre outras atividades.
No domingo também acontece o percurso pedestre “Rota da Laranja”.