Centro de Viseu vai contar com um novo espaço verde

Um novo espaço verde com mais de dois hectares vai ficar disponível para fruição pública no centro de Viseu, no âmbito de negociações com privados, anunciou esta quinta-feira (18 de agosto) o presidente da autarquia, Fernando Ruas.
O autarca congratula-se por, após “uma negociação extremamente bem conduzida”, que durou mais de meio ano, o espaço verde da Quinta do Serrado ficar em breve disponível para a comunidade.
“Era algo que nós tínhamos de fazer para ter cada vez mais a afirmação de cidade verde”, frisou, lembrando que, a poucas centenas de metros, se encontra o Parque Aquilino Ribeiro. Segundo Fernando Ruas, a casa principal da Quinta do Serrado será requalificada e futuramente colocada ao serviço da câmara.
O autarca explicou que está prevista “a requalificação da casa pelos promotores, que depois será disponibilizada para a câmara propiciar melhores condições à cultura” e para “apoio às atividades que depois se mostrarem importantes desenvolver naquele espaço verde”.
Fernando Ruas avançou que pretende disponibilizar o novo espaço verde rapidamente, até porque a sua principal preocupação “não é fazer muitas modificações”, uma vez que “tem beleza natural quanto baste”.
O espaço será cedido à autarquia por um período de 30 anos, renovável por mais cinco.

Autor: Irene Ferreira
2022-08-18 15:30:53

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Local

Nelas: Santar cumpre tradição do 'Ramo da Vindima', este domingo (com áudio)

No domingo (25 de setembro), a tradição do “Ramo da Vindima” volta a sair às ruas de Santar, no concelho de Nelas. Uma iniciativa da Banda de Santar para fazer reviver tempos antigos que marcavam  época das vindimas numa terra ligada à vinha e ao vinho.
Susana Martins, presidente da banda, explica à Dão Digital em que consiste a tradição do “Ramo”.
A iniciativa conta com a participação da comunidade. A responsável refere ainda que depois do desfile, a festa continua no Largo da Carvalha.

Desporto

Andebol: Lamego recebe estágios da seleção nacional feminina

O Complexo Desportivo de Lamego recebe, a partir desta segunda-feira e até dia 02 de outubro, os estágios das seleções nacionais de andebol femininas A e sub-19.
Pelas mãos do selecionador nacional José António Silva, e respetivas comitivas, as equipas vão preparar-se para diferentes competições. A Seleção Nacional A disputará dois jogos em novembro, contra a seleção do Azerbaijão, na caminhada de apuramento para o Campeonato do Mundo 2023.
A Seleção Nacional sub-19, que alcançou recentemente o 13.º lugar no IHF Women’s U18 World Championship, vai preparar-se para iniciar um novo ciclo desportivo.

Local

Feira da Maçã de Armamar já tem site exclusivo

A autarquia de Armamar criou uma página na internet para promover a Feira da Maçã. Um certame que acontece em outubro e que é organizado em colaboração com a Associação de Fruticultores de Armamar.
A nova página reúne, segundo a Câmara Municipal, informação sobre as origens da feira e “contextualiza a importância da produção de maçã em Armamar”.
Na página estão também disponíveis o histórico das imagens e vídeos recolhidos desde a primeira edição que aconteceu em 2008.
No certame estão representados os produtores agrícolas do município. Maçã e derivados, vinhos Doc Douro, Porto e Távora-Varosa, indústria da transformação alimentar, e empresas de suporte à atividade agrícola. A estes juntam-se o alojamento turístico e a restauração. 
“As tradições e os costumes do concelho de Armamar são o principal suporte da animação da Feira da Maçã, em ações dinamizadas pelas associações culturais”, refere a autarquia.

A Feira da Maçã decorre entre os dias 14 e 16 de outubro.

 

Política

'Rotas Liberais' da Iniciativa Liberal passam pelo distrito de Viseu (com áudio)

O distrito de Viseu recebe entre este sábado e segunda-feira (24 a 26 de setembro) as Rotas Liberais, uma ação nacional da Iniciativa Liberal (IL).
O líder do partido, João Cotrim Figueiredo vai passar por diversas localidades para conhecer a realidade do distrito, como refere Bernardete Santos, do Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial de Viseu.
Alguns dos momentos com o líder da Iniciativa LIberal acontecem em Viseu, Lamego, Armamar e Nelas.

Local

Penalva do Castelo: exposição de pintura e desenho, em outubro, na Loja do Cidadão

A Loja do Cidadão de Penalva do Castelo acolhe, entre os dias 02 e 29 de outubro, a exposição “Voo Artístico - do Nanquim ao Acrílico”. Uma mostra de trabalhos artísticos, em formato de desenho e pintura, de autoria da artista penalvense Isabel Laires Correia e das
artistas convidadas Ana Paula Moura e Isabel Vinheiras.
A sessão da inauguração acontece no dia 02 de outubro (domingo), pelas 15h00.
Serão declamados poemas originais de autoria das artistas Isabel Laires Correia e Ana Paula Moura, com acompanhamento musical de Jorge Sales. O momento musical, com uma seleção de temas musicais memoráveis dos anos 60, 70 e 80, será interpretado por Jorge Sales (guitarra acústica) e Fernanda Sales (voz), a que se associará a jovem Leonor Carvalho (guitarra acústica).
A exposição pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Loja de Cidadão (2ª a 6ª feira, entre as 09h00 e as 16h00).

Local

Sátão assinalou o Dia Europeu sem Carros

O município de Sátão assinalou na quinta-feira, 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros com e algumas atividades no Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues
e na Escola 1o Ciclo de Sátão. A iniciativa inserida no Plano de Educação Ambiental 2022/2023 resultou na colaboração entre o Município de Sátão, o Agrupamento de Escolas
de Sátão e a GNR (Escola Segura).
A autarquia refere que as atividades foram destinadas aos alunos do 4o ano, e incluíram uma sessão teórica na Escola do 1o ciclo de Sátão sobre “A bicicleta e a convivência no trânsito”, seguida de uma visita ao Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues, para a realização de atividade prática com bicicletas.
"A ação pretendeu sensibilizar os alunos, professores e auxiliares para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das áreas urbanas e identificar os cuidados a ter quando
se circula de bicicleta no espaço público. Serviu também para alertar para a necessidade de implementação de medidas que melhorem a qualidade de vida da população e garantam a
sustentabilidade dos recursos naturais, tais como a utilização de transportes menos poluentes, transportes públicos e bicicletas", explica a Câmara Municipal de Sátão.