Andebol: Lamego recebe estágios da seleção nacional feminina

O Complexo Desportivo de Lamego recebe, a partir desta segunda-feira e até dia 02 de outubro, os estágios das seleções nacionais de andebol femininas A e sub-19.
Pelas mãos do selecionador nacional José António Silva, e respetivas comitivas, as equipas vão preparar-se para diferentes competições. A Seleção Nacional A disputará dois jogos em novembro, contra a seleção do Azerbaijão, na caminhada de apuramento para o Campeonato do Mundo 2023.
A Seleção Nacional sub-19, que alcançou recentemente o 13.º lugar no IHF Women’s U18 World Championship, vai preparar-se para iniciar um novo ciclo desportivo.

Autor: Irene Ferreira
2022-09-23 15:57:39

 

 


Publicidade

Outras Notícias


Saúde

Nelas: USF Estrela do Dão vai funcionar com horário alargado

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Estrela do Dão, em Nelas vai voltar a funcionar até às 20h00, a partir de sexta-feira, dia 02 de dezembro.
Depois da reabertura das extensões de Saúde de Carvalhal Redondo e de Santar, entra em vigor o alargamento de horário da USF Estrela do Dão, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, até às 20h00. A reabertura deve-se, segundo a autarquia de Nelas, aos esforços que têm vindo a ser encetados junto das entidades de saúde competentes, ARSC e a ACES Dão Lafões, e coordenadora da USF, "no sentido de garantir uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde primários, por parte dos munícipes inscritos na Unidade de Saúde Familiar Estrela do Dão e de minimizar os constrangimentos causados pela redução do horário de funcionamento".
A Câmara Municipal disponibiliza dois recursos para assegurar o novo horário e serviço, "que vai permitir a confirmação de consultas e atos de enfermagem, levantamento de receitas, exames e baixas médicas, e que a partir do 2º trimestre de 2023, se prevê alargar até às 22h00, durante a semana, e aos sábados das 09h00 às 13h00".

 

Local

Mangualde vive o Natal com programação especial, a partir desta quinta-feira

O concelho de Mangualde vive o Natal a partir desta quinta-feira (01 de dezembro) com diversas atividades para toda a comunidade. A programação natalícia, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Empresarial, decorre até dia 07 de janeiro.
Esta quinta-feira pelas 18h00 é inaugurada a iluminação das principais ruas da cidade mangualdense.  De 05 a 22 de dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, vão ouvir-se leituras de histórias e contos, e acontecem, também, ateliers de Natal. 
Entre 07 e 28 de dezembro está patente, na Câmara Municipal, a mostra “Do Velho se faz Novo: Exposição Projeto Pontos e Encontros”.
No feriado de 08 de dezembro tem lugar o concerto comemorativo do centenário de Alexandre Alves, pelo Ensemble de sopros e percussão da Orquestra POEMa. A iniciativa acontece às 18h00, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.
O Pai Natal chega ao Largo do Rossio, no dia 10 de dezembro, pelas 10h30. Na Biblioteca Municipal, pelas 21h00, a Festa de Natal, do Instituto de Artes Musicais.
No dia 11 de dezembro, acontece o espetáculo de teatro “As Memórias do Meu Pai na Rádio do Meu Tio”, protagonizado pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, às 16h00.
A 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal, tem lugar o Concerto para a Inclusão, pelos Bué Animados da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo, às 16h30.
A 15 de dezembro acontece “A Fábrica de Bonecas”, um espetáculo para alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, no Pavilhão Municipal entre as 10h00 e as 14h30 e o espetáculo de magia “Um Homem Desocupado”, protagonizado pelo Zé Mágico, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 15h30.
O programa de dia 16 de dezembro é protagonizado pela Universidade Sénior de Mangualde, com um Sarau de Natal, às 16h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
No dia 17 de dezembro, pelas 21h00, acontece a Audição de Natal, do Centro de Estudos Musicais Nancy, na Biblioteca Municipal. No mesmo local, mas no dia 18 de dezembro, pelas 16h30, tem lugar um Concerto de Natal, protagonizado pela Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares.
Para encerrar as festividades, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Poema, no dia 07 de janeiro, pelas 21h30, no auditório do Complexo Paroquial de Mangualde.

País

GNR realiza operação 'Comércio Seguro 2022' até ao final do ano (com áudio)

Até dia 31 de dezembro, a GNR está a realizar a operação “Comércio Seguro 2022”, devido ao aumento de pessoas nas zonas comerciais, normal nesta altura do ano. 
O objetivo passa por reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio e transmitir mais segurança a comerciantes e clientes, como explica o Tenente Coronel Adriano Resende, da GNR de Viseu.
Os comerciantes devem seguir alguns conselhos da GNR, nomeadamente não ter grandes quantias de dinheiro no estabelecimento e fechar bem janelas e portas na hora do encerramento dos espaços, entre outros.
Os clientes também devem ter em atenção alguns pormenores, como evitar circular em locais isolados e pouco iluminados e não andar com muito dinheiro, entre outros.

 

Local

Câmara de Lamego abre candidaturas a Bolsas de Estudo para alunos do ensino superior

Com o intuito de apoiar os alunos economicamente mais carenciados residentes no concelho de Lamego, que frequentem o ensino superior, a Câmara Municipal de Lamego decidiu este ano atribuir Bolsa de Estudo para o ano letivo 2022/2023 a todos os alunos que cumpram as condições de acesso exigidas.
Segundo a autarquia, este ano escolar, não há número máximo de bolsas a atribuir, incluindo renovações e primeiras atribuições.
Cada bolsa prevê a atribuição de uma mensalidade de 100 euros, ao longo de dez meses, num total anual de mil euros.
As candidaturas estão abertas até ao dia 16 de dezembro, através de entrega da documentação necessária no Balcão único da Câmara Municipal ou do envio através dos correios.
Para Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, "na atual conjuntura económica e social, estas bolsas pretendem, acima de tudo, apoiar os alunos lamecenses economicamente mais carenciados, que de outra forma teriam uma maior dificuldade no acesso aos estudos. Por outro lado, também são uma forma de possibilitar a formação de quadros superiores em Lamego, contribuindo para um desenvolvimento social, económico e cultural mais equilibrado".

 

Local

Sátão: exposição Tanilândia para ver na Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Sátão recebe a exposição de trabalhos manuais Tanilândia, de Tânia Chaves, a partir desta sexta-feira, dia 02 de dezembro a 31 de janeiro.
Tanilândia é um projeto de artesanato que começou em 2010 para ocupar os tempos livres. Este projeto foi crescendo e atualmente Tânia Chaves tem um pequeno espaço físico situado em Viseu onde podemos encontrar: pintura em tecido e em madeira, trabalhos em feltro, trabalhos em Eva e costura.
A Exposição “Tanilândia” fica patente na Casa da Cultura de Sátão, de segunda a sexta feira das 09h00 às 17h30 e sábados das 08h30 às 13h00.

Local

Tondela recebeu workshop sobre desafios da Economia Circular para o setor do comércio

Integrado no Plano de Sensibilização e Educação Ambiental, foi realizado esta terça-feira, dia 28 de novembro, na Câmara Municipal de Tondela, o terceiro workshop “Desafios e oportunidades da Economia Circular para o setor do comércio e serviços”.
A ação desenvolvida pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) teve como principal objetivo aumentar e melhorar a qualidade da separação dos resíduos recicláveis de embalagens no sector do comércio e serviços do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão.
O workshop, desenvolvido pela AMRPB, em parceria com a Câmara Municipal de Tondela, contou ainda com a participação da lojista Patrícia Costa e de João Letras, da Sociedade
Ponto Verde. No final da sessão, os lojistas presentes na sessão tiveram a oportunidade de expor e esclarecer as suas dúvidas.
O workshop realizado no município de Tondela pretendeu capacitar os produtores não- domésticos e reforçar o conhecimento sobre a gestão de resíduos, a Economia Circular e o papela reciclagem de resíduos de embalagens.